O espetáculo “Saltimbanco” vai estar em cena no Teatro Garcia de Resende, em Évora, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, no âmbito das comemorações dos 100 anos da presença salesiana na cidade.
A criação artística reúne 23 jovens intérpretes da Academia de Palco dos Salesianos do Estoril, dos Salesianos de Évora e dos Salesianos de Manique, num projeto que cruza teatro musical, comunidade e identidade salesiana. Do elenco fazem parte 17 jovens do Estoril, quatro alunos do Musicentro de Évora e dois da Academia de Palco de Manique.
Espetáculo integra programa oficial do centenário
“Saltimbanco” integra o programa oficial das comemorações do Centenário da presença Salesiana em Évora e assume-se como um espetáculo de grande dimensão cénica e técnica, envolvendo canto, interpretação, movimento e imagem.
O projeto reflete o compromisso salesiano com a formação integral dos jovens através da cultura e das artes performativas, reunindo diferentes casas salesianas num trabalho conjunto apresentado em palco.
Direção artística e componente cénica
A direção artística e coreográfica está a cargo de Matilde Trocado, a direção musical é de Carlos Meireles e a direção de atores de João Duarte Costa. O espetáculo aposta numa cenografia dinâmica, com estruturas modulares, projeções de vídeo e um desenho de luz pensado para potenciar a dimensão poética da encenação.
Datas e bilhetes
O espetáculo realiza-se no dia 21 de fevereiro, às 21h00, e no dia 22 de fevereiro, às 16h00. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, na plataforma BOL.pt e nos locais habituais.
Um musical inspirado na vida de Dom Bosco
“Saltimbanco” é um musical inspirado em factos da vida de Dom Bosco. A narrativa acompanha Lucca, um jovem criativo que decide partir em busca de Valdocco, um lugar que surge como destino e promessa.
Ao longo da viagem, guiado pela personagem Maria Argentina, Lucca encontra outras figuras em busca de pertença e aceitação, formando um grupo unido pela amizade, pela música e pela esperança, num percurso marcado por desafios e encontros.

















