InícioAlentejoAlentejo CentralEstremoz inaugura exposição sobre...

Estremoz inaugura exposição sobre os 100 anos da elevação a cidade e os barristas do Boneco de Estremoz

O Município de Estremoz vai inaugurar, no próximo dia 31 de janeiro, a exposição «100 Anos da Elevação de Estremoz a Cidade – Barristas do Centenário», na Galeria D. Dinis, no âmbito das comemorações do centenário da elevação de Estremoz a cidade.

O Município de Estremoz vai inaugurar, no próximo dia 31 de janeiro, a exposição «100 Anos da Elevação de Estremoz a Cidade – Barristas do Centenário», na Galeria D. Dinis, no âmbito das comemorações do centenário da elevação de Estremoz a cidade.

A mostra pretende estabelecer uma ligação entre a história recente do concelho e o percurso do Boneco de Estremoz, considerado uma das principais expressões da arte barrista local e um símbolo identitário do município.

A tradição do figurado em barro

De acordo com a autarquia, esta arte foi recuperada da quase extinção em 1935, através da Escola de Artes e Ofícios, com o contributo de figuras como Ti Ana das Peles e Mariano da Conceição. Desde então, o figurado em barro ganhou projeção nacional e internacional, assumindo-se como referência cultural de Estremoz.

Reconhecimento como Património Cultural Imaterial da UNESCO

O Município recorda ainda que, em 2017, o Figurado em Barro de Estremoz foi inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, reconhecimento que reforçou a importância do saber-fazer associado aos barristas e à continuidade desta tradição.

Salvaguarda e promoção da arte barrista

A exposição destaca o percurso dos artesãos, a evolução das peças e o papel do Município na preservação desta herança cultural, incluindo ações de formação para novos criadores e a criação da Confraria do Boneco de Estremoz, responsável pela divulgação desta arte em eventos de âmbito nacional.

A mostra estará patente ao público até 3 de maio de 2026, convidando residentes e visitantes a conhecer uma das expressões culturais mais emblemáticas do concelho de Estremoz.

Mais notícias

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Regimento de Cavalaria n.º 3 homenageia Sargento-Mor Marcelino Vaz Basílio após 37 anos de serviço no Exército

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), em Estremoz, prestou esta quinta-feira, 23 de...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Estremoz: Regimento de Cavalaria N.º 3 recebeu mais de 70 crianças para uma jornada de descoberta do Exército

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), em Estremoz, recebeu na terça-feira, 22 de...

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...

FMM regressa a Sines entre histórias, famílias e músicas do mundo

Entre histórias contadas às crianças e concertos vindos de vários continentes, o Festival Músicas...

Évora_27: Niño de Elche une Alentejo e flamenco num “espetáculo de mestiçagem musical”

Niño de Elche apresenta este sábado, 25 de julho, em Évora, “El Cante Rasgueado”,...