InícioCulturaMourão celebra Nossa Senhora...

Mourão celebra Nossa Senhora das Candeias com dias de fé, música e tradição popular

A vila de Mourão recebe, entre 24 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2026, a Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

A vila de Mourão prepara-se para acolher, entre 24 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2026, a Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias, uma das celebrações religiosas e populares mais marcantes do concelho, que alia tradição, devoção e um programa cultural e musical alargado.

As festividades arrancam a 24 de Janeiro com a novena de preparação, que decorre diariamente até 1 de Fevereiro, às 21h00, incluindo a chegada do guião acompanhada pela Banda Municipal de Mourão. O período religioso assume um papel central ao longo de toda a programação, culminando com a missa solene, a bênção das velas e a procissão pelas ruas da vila.

O programa ganha maior intensidade no sábado, 31 de Janeiro, com a comemoração do centenário do Núcleo dos Combatentes de Mourão, pelas 10h30, seguindo-se, durante a tarde, o festival taurino. À noite, a animação musical fica a cargo dos Vizinhos e da banda Kiss Kiss Bangbang, no pavilhão gimnodesportivo.

No domingo, 1 de Fevereiro, a alvorada com salva de morteiros marca o início do dia, seguida da arruada pela Banda Municipal Mouranense. A manhã inclui ainda a inauguração da exposição de artesanato de Horácio Guerra. O encerramento da novena realiza-se à noite, com celebração religiosa e actuação da Banda Municipal Mouranense, antecedendo um espectáculo piromusical no Jardim Municipal. A noite prolonga-se com concertos da Banda Municipal Mouranense acompanhada por João de Campos e Renata Marinho, e da Dupla Mete Cá Sets.

A segunda-feira, 2 de Fevereiro, dia maior da festa, começa com alvorada e inclui a missa solene com bênção das velas, seguida da tradicional e secular procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias, que percorre as ruas da vila e termina com um espectáculo de fogo-de-artifício. A noite fica marcada pelos concertos dos Descendentes, DJ Brat e DJ Tobixx, responsável pelo encerramento musical.

As celebrações encerram a terça-feira, 3 de Fevereiro, com o leilão de ofertas abrilhantado pelo Duo Ritmus e, ao final da tarde, com a actuação do grupo De Moda em Moda.

Todos os espectáculos musicais realizam-se no pavilhão gimnodesportivo de Mourão.

Mais notícias

Festas de Agosto arrancam esta quinta-feira em Redondo com Triskle e DJ Brat

As Festas de Agosto de Redondo começam esta quinta-feira, 30 de julho, com a...

Redondo: Festas de Agosto começam na quinta-feira

Os concertos dos Triskle, Tita e Luís Trigacheiro prometem animar as Festas de Agosto...

Festas em honra de Santa Ana levam quatro dias de música e tradição a Bencatel (Vila Viçosa)

Bencatel, freguesia do concelho de Vila Viçosa, recebe, entre sexta-feira e segunda-feira, de 31...

Câmara de Mourão e EDIA avançam com calcetamento de rua na Aldeia da Luz, inacabada há 26 anos

A Câmara de Mourão e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)...

Presidente da República abre Festas do Povo de Campo Maior a 8 de agosto

O Presidente da República vai presidir à cerimónia de abertura das Festas do Povo...

Câmara de Mourão atribui 2.500 euros a dois grupos corais da Granja

A Câmara Municipal de Mourão assinou dois protocolos de colaboração com grupos corais da...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Conselho Municipal de Educação é instalado em Mourão e acompanha investimentos na educação

O Conselho Municipal de Educação de Mourão foi instalado no dia 16 de julho,...