GNR já iniciou o 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Escola da Guarda, deu início recentemente, ao 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais, destinado a 164 novos elementos, entre os quais, 11 mulheres, visando o reforço do dispositivo do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR que conta, neste momento, com 281 Guardas Florestais ao serviço.

Constituindo a protecção da floresta um objectivo estratégico para o país, e enquadrado na opção política que define como acção de carácter prioritário o reforço e estruturação dos processos de prevenção, vigilância e de apoio ao combate aos fogos florestais, foi autorizada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 11-A/2918 que a Guarda procedesse ao recrutamento externo de efectivos para reforço das equipas de guardas florestais.

Os Guardas Florestais exercem funções em matérias que por lei lhes atribui a qualidade de órgãos de polícia criminal, desenvolvendo missões que concorrem para a prossecução do serviço da GNR, em prol da protecção do ambiente, da conservação da natureza e biodiversidade, da riqueza cinegética, piscícola e florestal.

O 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais, com um total de 836 horas, das quais 286 em contexto de trabalho, versa matérias como a silvicultura, a caça e pesca, o armamento e tiro e a investigação de causa de incêndios.

Veja também:

Operação “Todos os Santos”: GNR reforça patrulhamento nas estradas até 1 de novembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar o patrulhamento nas estradas com maior fluxo...

GNR no Alto Alentejo: Governo reafirma investimento de mais de 100 milhões em Portalegre

O investimento previsto para as novas instalações do Centro de Formação da GNR e...

GNR assinalou em Fronteira os 18 anos do Comando de Portalegre (c/fotos)

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou o seu 18.º...

GNR apreende besta e 15 virotões em investigação por violência doméstica em Serpa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, esta quarta-feira, 28 de outubro, uma besta e...

PJ investiga origem de incêndio em restaurante de Viana do Alentejo

A Polícia Judiciária (PJ) vai investigar a origem de um incêndio que deflagrou hoje...

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Fiscalização a oficinas em Sines resulta em 15 autos por infrações ambientais

Uma ação conjunta da GNR e da Autoridade Tributária, realizada a 26 de outubro...

GNR detém homem de 31 anos por caçar sem licença de uso e porte de arma em Moura

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho...

Homem de 42 anos fica em prisão preventiva por violência doméstica contra ex-namorada em Arraiolos

Um homem de 42 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas da prática de...