InícioAgriculturaAgricultura: Preços dos ovinos...

Agricultura: Preços dos ovinos e caprinos em queda no Alentejo na semana 25

As cotações dos ovinos e caprinos registaram uma tendência de descida no Alentejo durante a semana de 16 a 22 de junho de 2025, segundo dados divulgados pelo Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA). A quebra de preços abrangeu várias categorias de borregos e cabritos, com impacto tanto na produção como na comercialização regional.

Nos ovinos, verificou-se uma redução generalizada das cotações dos borregos em todas as áreas de mercado da região. Os borregos de 13 a 21 kg sofreram quebras entre 9 e 26 cêntimos por quilograma em peso vivo. Já os borregos de 22 a 28 kg registaram descidas entre 25 e 50 cêntimos por quilograma. A categoria de borregos com peso superior a 28 kg apresentou as maiores quedas, variando entre 25 e 65 cêntimos por quilograma.

Ainda nos ovinos, as ovelhas de refugo desvalorizaram nos mercados de Évora e Estremoz, contrastando com a ligeira valorização registada no Alentejo Norte.

No setor caprino, as cotações dos cabritos de menos de 10 kg também registaram uma quebra na região. Em Estremoz, os preços desceram 40 cêntimos por quilograma, enquanto no Alentejo Norte a redução foi de 30 cêntimos por quilograma. As cotações máximas dos cabritos com mais de 10 kg diminuíram 25 cêntimos por quilograma, embora se tenha verificado um ligeiro acréscimo na cotação mais frequente em Estremoz, com uma subida de 6 cêntimos por quilograma.

A oferta de cabritos foi considerada relativamente fraca no Alentejo Norte e média em Estremoz. A procura foi classificada como média no Alentejo Norte e relativamente animada em Estremoz, o que poderá ter contribuído para a estabilização parcial de algumas cotações.

O comportamento negativo dos preços no Alentejo segue a tendência nacional observada para os borregos de maior peso. A nível nacional, as cotações médias dos borregos de 22-28 kg e de mais de 28 kg registaram respetivamente uma descida de 23 e 47 cêntimos por quilograma, enquanto a cotação dos borregos de menos de 12 kg se manteve estável.

Mais notícias

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

Migrantes que trabalham na agricultura correm mais riscos de tráfico humano em Portugal

As autoridades portuguesas verificaram que as pessoas que correm mais riscos de serem vítimas...

Docente da Escola Superior de Biociências de Elvas reforça órgão nacional para a digitalização agrícola

O professor Luís Alcino da Conceição, docente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), foi...

Universidade de Évora e Hovione assinam protocolo de mecenato para investigação na recuperação dos solos

A Universidade de Évora (UÉ) e a Hovione assinaram um protocolo de mecenato destinado...

Água, regadio e financiamento em debate nas XVII Jornadas FENAREG em Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz vai receber, nos dias 17 e 18 de novembro de 2026,...

Consumo de batata em Portugal sobe para máximo de seis anos e Miss Tata regressa

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal lançou uma nova campanha de promoção...

Portugal afirma-se na produção de frutos secos e está nos tops europeu e mundial

Portugal “viveu uma transformação profunda na produção dos frutos secos”, na última década, com...

Teve ovinos afetados pela língua azul? Governo lança apoio até 48 euros por animal

O Governo aprovou um novo apoio extraordinário destinado a compensar produtores pecuários pela morte...

Parlamento aprova recomendações para apoiar produção e valorização da lã

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira uma iniciativa que recomenda ao Governo a...

Mais visto