InícioCulturaEspetáculo «Auto das Anfitriãs»...

Espetáculo «Auto das Anfitriãs» chega ao Alentejo com apresentações em Sines e Beja

O espetáculo «Auto das Anfitriãs», criação de Inês Vaz e Pedro Baptista a partir do texto de Luís de Camões, vai ser apresentado em duas cidades alentejanas no âmbito da iniciativa Próxima Cena, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI.

No Alentejo, o espetáculo sobe ao palco do Centro das Artes de Sines nos dias 20 e 21 de novembro e do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja nos dias 4 e 5 de dezembro.

A peça integra as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e baseia-se no «Auto dos Enfatriões», uma das três peças teatrais escritas pelo poeta. Inspirada na obra homónima do dramaturgo romano Plauto, a trama de «Auto das Anfitriãs» cruza elementos clássicos e contemporâneos, propondo uma reflexão sobre os alicerces da atualidade.

O elenco conta com a participação de Cire Ndiaye, Inês Vaz, João Grosso e José Neves, com participação especial de Tita Maravilha. A cenografia é de Pedro Azevedo e os figurinos da marca Béhen. A produção está a cargo do Teatro Nacional D. Maria II.

Criado em 2021, o projeto Próxima Cena tem como objetivo o acesso à cultura e a valorização de públicos em territórios de baixa densidade populacional. Depois de ter percorrido várias regiões com produções como «Pranto de Maria Parda», «Os Lusíadas como nunca os ouviu», «Nau Nau Maria» e «25 de abril de 1974», em 2025 o projeto leva «Auto das Anfitriãs» a doze localidades portuguesas.

As apresentações são dirigidas a maiores de 12 anos.

Mais notícias

Associação contesta ‘mupis’ eletrónicos em zonas sensíveis do centro de Évora

Uma associação de defesa patrimonial de Évora está contra ‘mupis’ eletrónicos em “espaços mais...

Rede de tráfico escondia droga em tampas de esgoto e caixotes do lixo em Beja

O Tribunal de Beja começou esta segunda-feira a julgar 20 arguidos suspeitos de integrarem...

Elvas Film Office cria base de dados regional para ligar talento do Alentejo a produções audiovisuais

O Elvas Film Office lançou uma convocatória dirigida a toda a região do Alentejo...

GNR deteve 14 pessoas e registou 37 acidentes numa semana no distrito de Beja

A GNR deteve 14 pessoas em flagrante delito e detetou 361 infrações rodoviárias no...

Vila Viçosa levou as Marchas Populares a Lisboa este domingo

As Marchas Populares do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa desfilaram este...

Maria Bárbara Loução vence 5.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre

O romance “Aconteceu no Outeiro Bravo”, da autoria de Maria Bárbara Dias Loução, venceu...

MP instaura inquérito ao caso da destruição de antas e ‘villa’ romana em Évora

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que duas...

Alentejo tem 82,2 MW de potência eólica e distrito de Évora continua sem aerogeradores instalados

O Alentejo tinha 82,2 megawatts (MW) de potência eólica ligada à rede no final...

Beja lança concurso de 190 mil euros para melhorar acessibilidades junto à Escola Mário Beirão

O Município de Beja lançou um concurso público para a empreitada de melhoria das...

Mais visto