InícioÚltimasLegislativas 2025: Helena Neves...

Legislativas 2025: Helena Neves é a cabeça de lista da CDU por Portalegre

A CDU anunciou, através de comunicado, que Helena Neves será a primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre às eleições para a Assembleia da República de 2025.

Helena Neves, de 43 anos, é licenciada em Biologia (Ramo Científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com especialização em Biodiversidade e Conservação pela Universidade de Évora. Natural do Porto, reside atualmente em Benavila, concelho de Avis, e trabalha na área ambiental, nomeadamente no controlo da qualidade da água para abastecimento público e na gestão de resíduos do Município de Avis.

A candidata tem um percurso de militância política e sindical relevante. Foi membro da Direção Regional do Porto da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), da Direção Nacional da JCP, e integrou comissões concelhias do Partido Comunista Português (PCP) em Vila Nova de Gaia, Avis e Fronteira. É atualmente membro do Comité Central do PCP, da Direção Regional de Portalegre e do seu executivo, bem como da Direção Regional do Alentejo do partido.

No movimento sindical, Helena Neves é membro do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 2016, foi coordenadora da União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-IN) entre 2015 e 2024, e integra a Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) desde 2011. Desde 2015, é também membro da Comissão Executiva da Direção Nacional do STAL, da Direção Regional de Portalegre e dos seus órgãos executivos, e da Comissão Sindical do Município de Avis do STAL.

Entre 2009 e 2013, foi eleita na Assembleia Municipal de Avis.

A candidatura de Helena Neves é proposta pelo Partido Comunista Português e insere-se na estratégia da CDU para as eleições legislativas de 2025.

Mais notícias

Serpa: CDU propõe maior articulação na calendarização dos eventos

A oposição da CDU no Município de Serpa (PS), distrito de Beja, propôs em...

CDU exige “elementos técnicos” da Câmara de Serpa (PS) sobre fecho do cineteatro

Os vereadores da CDU na Câmara de Serpa exigiram ao presidente do município (PS)...

Autárquicas: Candidato da CDU em Portalegre quer colocar cidade “no mapa”

O candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Portalegre, Diogo Júlio, traçou hoje como...

Autárquicas 2025: Vereadora Florinda Raposo volta a concorrer pela CDU à Câmara de Crato

A professora e atual vereadora da CDU na Câmara de Crato, no distrito de...

Autárquicas 2025: CDU quer candidatar-se a todos os municípios e “consolidar e reforçar” câmaras

A CDU quer candidatar-se nas eleições autárquicas aos 308 municípios do país e pretende...

Legislativas 2025: Estudo revela que mais de um milhão de votos foram “desperdiçados”

Mais de um milhão de votos nas últimas eleições legislativas ficaram sem representatividade no...

Legislativas: Em Baleizão, terra de Catarina Eufémia, Chega e CDU ganham empatados nos votos

Na terra de Catarina Eufémia, Baleizão, no concelho de Beja, o Chega e a CDU...

Legislativas: CDU com melhor resultado percentual por concelhos no Redondo

A CDU obteve o melhor resultado no Redondo, no distrito de Évora, em termos...

Legislativas: Maior percentagem de votos da AD foi no concelho de Boticas e a menor em Aljustrel

A AD - Coligação PSD/CDS-PP registou o melhor resultado em Boticas, no distrito de...