Alentejo Central: Gesamb estabelece meta de «um ecoponto por cada ponto de lixo indiferenciado»

A técnica ambiental da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, Gilda Matos, confessou a’ODigital que uma das metas da empresa é que haja «um ecoponto por cada ponto de lixo indiferenciado».

Esta medida é ainda considerada «impossível» pelo «espaço físico em muitos pontos do território», mas que poderá ficar mais próxima da realidade depois de um estudo.

«Neste momento, a Gesamb está a fazer um estudo, com uma entidade externa, que permita identificar e fazer um mapeamento de zonas com potencial para recolha seletiva, onde seja sustentável e onde temos de investir», destacou.

Desta forma, e com base nas conclusões retiradas, «sabemos em que zonas temos de investir numa recolha seletiva porta a porta no doméstico. Não só no comércio e nos serviços».

Neste momento, explicou a técnica, há «cerca de sete contentores de lixo indiferenciado por cada ecoponto», sendo este «um valor médio»: «É mais acessível».

Contudo, Gilda Matos vincou que a meta definida terá de ser «sustentável em termos financeiros».

«Em Évora, temos zonas com boas acessibilidades e é fácil para as pessoas irem aos ecopontos. Mas zonas como o centro histórico, onde não há sequer espaço físico para meter um balde à porta, tem de se pensar noutro tipo de soluções», exemplificou a técnica ambiental.

Esta «complexidade que tem levado anos» surge como ponto de reflexão numa altura que «há mais lixo e acaba por haver mais lixo no indiferenciado e mais lixo no ecoponto».

«Temos de aumentar isto a sério, mas os contentores vão até onde vão. A partir dali, há a necessidade de outro tipo de soluções», sublinhou, exemplificando que uma delas pode passar pela «modernização» de uma antiga carroça coletora que existia na região.

«Já há esquemas desses em Portugal. Há um ecoponto móvel, em determinadas zonas da cidade e que, depois de definido um calendário, as pessoas já sabem que têm um dia fazer a reciclagem», acrescentou.

A técnica ambiental frisou também que, durante a época de pandemia, houve a «garantia de que se estava a separar mais», porque «não havia mais produção de indiferenciado e houve um aumento no ecoponto».

«Agora, o que sabemos é que estagnou muito a questão da utilização dos ecopontos e nós temos metas muito ambiciosas», concluiu.

Veja também:

Tiago Abalroado candidata-se à presidência da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade para “devolver a voz às IPSS”

Tiago Abalroado, presidente da Fundação UNITATE e da União Distrital das Instituições Particulares de...

Empresas do Baixo Alentejo vão receber estagiários brasileiros após acordo estabelecido em missão ao Brasil

O NERBE/AEBAL vai avançar com uma primeira bolsa de seis estágios para estudantes brasileiros...

AMCAL prevê investir mais de meio milhão em prensas para gestão de resíduos

A AMCAL — Associação de Municípios do Alentejo Central lançou um concurso público internacional...

Évora: Chama-se «Sinfonia do Improvável» e quer mudar a forma como olhamos para a deficiência

A Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE) apresentou, esta quarta-feira, 21 de outubro,...

CCDR Alentejo prepara plano para combater alterações climáticas com foco na água, agricultura e custos da energia

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo está a desenvolver um...

Apolónia Rodrigues: «Estamos a falar de quase um terço do país a trabalhar com a proteção do céu noturno»

A Associação Dark Sky e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo...

Dark Sky chega a todo o Alentejo e Turismo quer novas regras de iluminação nos projetos turísticos (c/fotos)

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos,...

2ª vaga de descobertas “com vagar”: Alentejo renova convite às escapadinhas de outono e inverno

As aldeias, a cozinha regional, o artesanato e o contacto com a natureza estão...

Câmara de Borba reforça apoio aos clubes para 50 mil euros na época 2026/2027

A Câmara Municipal de Borba aumentou para 50 mil euros o apoio financeiro direto...