InícioÚltimasAbertas candidaturas a bolsa...

Abertas candidaturas a bolsa de apoio à criação artística no Alentejo

As candidaturas para a atribuição da bolsa de apoio à criação artística do projeto Sementeira, no Alentejo, no valor de 10 mil euros, estão abertas até 20 de dezembro, anunciaram os promotores.

O projeto Sementeira, da associação cultural Antípoda, é copromovido pelo Espaço do Tempo e coproduzida pela Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser e Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre (CAEP), em parceria com Um Coletivo e as câmaras de Viana do Alentejo, Mértola e Portalegre.

“Esta convocatória privilegia candidaturas de artistas provenientes ou residentes em território alentejano”, destinando-se a projetos originais de teatro, dança, música, performance ou cruzamentos disciplinares, indicaram os promotores.

No âmbito desta iniciativa, vai ser atribuído um apoio de 10 mil euros ao projeto selecionado, além de quatro semanas de residência em vários locais e de um circuito regional de apresentação dessa criação em cinco municípios do Alentejo.

As candidaturas serão analisadas por representantes da associação cultural Antípoda, do Espaço do Tempo, da Alma d’Arame e da Pó De Vir a Ser, estando o anúncio do projeto selecionado previsto para o dia 16 de janeiro de 2025.

Seguem-se, em abril e maio do próximo ano, residências pelas estruturas em Évora, Montemor-o-Novo e Portalegre, culminando com a estreia, no dia 26 de maio, às 21:30, durante o XVII Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.

A criação selecionada será ainda apresentada, no dia 29 maio, no Cineteatro Vianense, em Viana Do Alentejo, no dia 06 junho, no CAEP, Portalegre, no dia 03 de setembro, no Teatro Garcia Resende, em Évora, e no 24 de setembro, no Cineteatro da Mina de São Domingos, em Mértola.

Segundo os promotores, o apoio a atribuir é financiado pelo Governo, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes), da Câmara de Évora e da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Mais notícias

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...

FMM regressa a Sines entre histórias, famílias e músicas do mundo

Entre histórias contadas às crianças e concertos vindos de vários continentes, o Festival Músicas...

Évora_27: Niño de Elche une Alentejo e flamenco num “espetáculo de mestiçagem musical”

Niño de Elche apresenta este sábado, 25 de julho, em Évora, “El Cante Rasgueado”,...

Beja: Festival Palavras Andarilhas no final de agosto

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas - Festa da Palavra Contada vai decorrer em...

Instituto Cultural de Évora abre candidaturas para nova coletânea «Évora Poesia»

O Instituto Cultural de Évora abriu as candidaturas para o segundo volume da coletânea...