InícioÚltimasAlentejo com reforço nas...

Alentejo com reforço nas equipas de reinserção social a partir de 2025

O Governo determinou, recentemente, a criação de novas equipas de reinserção social, com destaque para a reestruturação dos serviços na região do Alentejo.

A medida visa reforçar o apoio aos tribunais e ao Ministério Público, assegurando uma cobertura mais eficiente e próxima dos cidadãos.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) passa a contar com uma rede reorganizada, composta por três delegações regionais: Norte, Centro e Sul e Ilhas. A Delegação Regional do Sul e Ilhas, que cobre a região do Alentejo, irá supervisionar as novas equipas sediadas em Beja, Évora e Portalegre, assegurando um serviço abrangente de reinserção social.

No distrito de Beja, a equipa de reinserção social terá como área de atuação os concelhos de Beja, Odemira, Serpa, Moura, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Vidigueira, Ourique, Cuba, Alvito e Barrancos. Estes serviços estarão em articulação com os estabelecimentos prisionais de Beja e Odemira, garantindo uma resposta ajustada às necessidades do sistema judicial local.

Já no distrito de Évora, a equipa de reinserção social intervirá nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo, Estremoz, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa, Arraiolos, Borba, Redondo, Portel, Alandroal, Viana do Alentejo, Mora e Mourão. A equipa prestará também apoio ao Estabelecimento Prisional de Évora, assegurando um acompanhamento eficiente dos processos e das necessidades de reinserção social dos reclusos.

No distrito de Portalegre, a equipa de reinserção social terá sede na cidade de Portalegre, com uma extensão em Elvas. A área de intervenção abrange os concelhos de Ponte de Sôr, Gavião, Portalegre, Elvas, Campo Maior, Nisa, Sousel, Avis, Crato, Alter do Chão, Marvão, Fronteira, Castelo de Vide, Monforte e Arronches, articulando-se com o Estabelecimento Prisional de Elvas para garantir o apoio necessário.

Esta reorganização permite adequar a resposta dos serviços de reinserção social às necessidades dos tribunais e às novas comarcas judiciais, garantindo uma justiça de proximidade e um equilíbrio entre recursos, população abrangida e território. A nova estrutura entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025.

Com esta medida, o Alentejo vê reforçado o papel dos serviços de reinserção social, contribuindo para uma justiça mais próxima e equitativa, promovendo a inclusão e a segurança comunitária.

Mais notícias

Como a Cultura está a ganhar espaço na Saúde? Curso da Universidade de Évora mostra o caminho

A Escola de Artes da Universidade de Évora concluiu, no passado mês de maio,...

Cerimónias fúnebres do comandante dos bombeiros de Arraiolos começam esta quinta-feira

As cerimónias fúnebres do comandante dos bombeiros voluntários de Arraiolos, Hugo Pontes, realizam-se a...

Vila Viçosa: Fábrica de “alta tecnologia” para produção de grafeno avança com investimento de cerca de 7,5M€

O concelho de Vila Viçosa prepara-se para receber uma unidade de produção de grafeno,...

O que torna os vinhos envelhecidos no mar um fenómeno turístico? Sines volta a ser palco da experiência

O Subaquatic Wine Tourism Experience regressa a Sines nos dias 19 e 20 de...

Estremoz: Dois espetáculos do festival de fado marcados para esta semana

A 5.ª edição do Festival de Fado de Estremoz, no distrito de Évora, tem...

Portugal, a obra longa de um povo

O 10 de Junho é o dia em que se celebra a memória dos...

Castro Verde: Programa da câmara municipal para ocupar jovens

A Câmara Municipal de Castro Verde, no distrito de Beja, vai promover um programa...

Jazzfest regressa em julho a Portalegre com espetáculos em vários locais da cidade

O Sexteto de Jazz de Lisboa, Sara Serpa com Matt Mitchell e Mané Fernandes,...

Montemor-o-Novo: Feira Medieval começa na sexta-feira

O castelo de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, “recua no tempo”, entre sexta-feira e...

Mais visto