InícioÚltimasReserva Natural das Lagoas...

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha celebra 24 anos com dia aberto

No próximo dia 22 de agosto, celebra-se o 24.º aniversário da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS).

A ocasião será marcada com um dia aberto, promovido pela Comissão de Cogestão da RNLSAS, que preparou um programa de atividades gratuitas para todos os interessados.

O dia começa com uma sessão de anilhagem de aves, intitulada “Há 46 anos a estudar as aves”, conduzida pelos Vigilantes da Natureza do ICNF, Paulo Encarnação e Catarina Gregório. Esta atividade, que decorre na Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão, está limitada a 10 participantes.

Ainda durante a manhã, haverá uma visita guiada ao Percurso do Salgueiral da Galiza, orientada pelos técnicos do ICNF Ricardo Fragoso e Guilherme Pereira, com um limite de 15 inscrições.

No início da tarde, os participantes podem assistir à libertação de uma ave recuperada no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA), sob a supervisão da técnica Carolina Nunes, no Monte do Paio. Em seguida, está prevista uma visita guiada ao Centro Interpretativo das Lagoas de Santo André e da Sancha e a visualização do documentário “Onde o céu se espelha e o verde domina – Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha”, conduzidas por Isa Figueira, técnica da CCDR Alentejo.

Para encerrar o dia, os participantes podem participar numa caminhada ao entardecer pelo Percurso da Casa do Peixe, acompanhados pela geógrafa Mónica Martins. Esta atividade tem um limite de 25 inscrições.

A participação em todas as atividades é gratuita, sendo necessária inscrição prévia. As lagoas de Santo André e da Sancha foram classificadas como Reserva Natural a 22 de agosto de 2000, e a área protegida abrange 15 km do litoral e uma faixa marítima com 1,5 km de largura.

Mais notícias

Heliporto do Hospital do Litoral Alentejano soma 16 movimentos desde 2025

O heliporto do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no distrito de Setúbal, registou 16...

Caminhada solidária da CERCISIAGO reúne comunidade em Vila Nova de Santo André

A Equipa Local de Intervenção Precoce da CERCISIAGO vai promover, no próximo dia 19...

GNR detém homem por tráfico de droga no concelho de Santiago do Cacém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 22 anos por tráfico de...

Águas Públicas do Alentejo reabilita reservatórios em Odemira e Santiago do Cacém

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) vai reabilitar os reservatórios de Almograve e São...

O novo espaço que junta mar, lagoa e tradição à mesa em Santo André

O território, a sazonalidade e os produtos locais estão na base do conceito do...

Prémios DECO: Avis conquista distinção nacional e Alentejo soma três reconhecimentos

O Alentejo voltou a marcar presença entre os projetos distinguidos pela DECO na terceira...

Fiscalização da GNR termina com detenção por tráfico de droga em Santiago do Cacém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado dia 30 de maio, um homem...

Sismo de 2,3 na escala de Richter sentido na zona de Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter foi registado este domingo, 31...

Câmara de Santiago do Cacém lança concurso de 1M€ para requalificar Museu Municipal

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou um concurso público para a execução...

Mais visto