População residente em Portugal ultrapassou 10,6 milhões

A população residente em Portugal aumentou em 2023, pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 31 de dezembro, a população residente no país foi estimada em 10.639.726 pessoas, mais 123.105 do que em 2022.

“O acréscimo populacional resultou de um saldo migratório de 155.701 pessoas (136.144 em 2022), que compensou o saldo natural negativo, de -32.596 (-40.640 em 2022)”, de acordo com o INE.

Em 2023, em consequência do aumento da natalidade, o número médio de filhos por mulher em idade fértil aumentou para 1,44 filhos, contra 1,42 em 2022.

O envelhecimento demográfico em Portugal “continuou a acentuar-se”, notou o Instituto.

Em 2023, o índice de envelhecimento, que compara a população com 65 e mais anos com a população dos zero aos 14 anos, atingiu o valor de 188,1 idosos por cada 100 jovens (184,4 em 2022).

“A idade mediana da população residente em Portugal, que corresponde à idade que divide a população em dois grupos de igual dimensão, passou de 46,9 anos em 2022 para 47,1 anos em 2023”, referiu o INE, ao divulgar as estimativas da população residente.

Do total de residentes no país no final do ano passado, 5.083.568 eram homens e 5.556 158 mulheres.

O aumento de 123.105 pessoas relativamente a 2022 representa uma taxa de crescimento efetivo 1,16%, face a 0,91% em 2022, segundo a mesma fonte.

Mais notícias

Wine Sunset junta vinhos de Redondo, petiscos e música ao vivo no Freixo

O Wine Sunset realiza-se no dia 19 de setembro, a partir das 17h30, na...

Noite Europeia dos Investigadores regressa a Évora com mais de 100 atividades gratuitas

A Noite Europeia dos Investigadores regressa a Évora no dia 25 de setembro, com...

Mourão: Passadiço da Luz encerrado para manutenção deverá reabrir no fim de semana

O Passadiço da Luz encontra-se temporariamente encerrado ao público para a realização de trabalhos...

Mara Malacueco leva ao VÄLIDO Talks um percurso construído entre dificuldades, trabalho e empreendedorismo

Mara Malacueco é a convidada do novo episódio do VÄLIDO Talks, onde percorre uma...

Universidade Politécnica de Portalegre recebe prémio internacional por curso superior na área da Cannabis sativa

A Universidade Politécnica de Portalegre foi distinguida com o CannaPortugal Global Cannabis Award 2026...

Câmara de Grândola lança concurso para requalificar espaço no Bairro de São João

A Câmara Municipal de Grândola lançou um concurso público para o enquadramento paisagístico de...

Estremoz recebe prova da Liga Nacional de Tiro com Arco a 6 de setembro

Estremoz vai receber, no próximo dia 6 de setembro, o VII Troféu 3DBHP, prova...

CCDR Alentejo prepara estudo para o projeto «Água que Une» e admite ligação do Tejo ao Guadiana

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ricardo Pinheiro,...

Câmara de Portalegre abre concurso de 281m€ para renovar rede de água no centro da cidade

Os Serviços Municipalizados de Águas e Transportes (SMAT) da Câmara Municipal de Portalegre abriram...