Piloto que morreu em Beja tentou abrir paraquedas após colisão 

O piloto espanhol que morreu, no domingo, no decorrer do festival aéreo de Beja, tentou abrir o paraquedas após a colisão com outras aeronaves durante a exibição acrobática, mas o equipamento não abriu devido à baixa altitude.

“O piloto saiu da aeronave em voo e iniciou o processo de abertura do paraquedas”, refere uma Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), hoje divulgada.

Segundo o mesmo documento, “dada a baixa altura ao solo, a calote do paraquedas não abriu e, por esse motivo, não teve qualquer ação de desaceleração do piloto tendo como consequência a sua morte imediata”.

A NI, a que a agência Lusa teve acesso, conta que, pelas 14:45 de domingo, uma equipa de exibição acrobática composta por seis aeronaves históricas YAK-52, descolou da Base Aérea N.º 11 de Beja (BA11) para o seu número de exibição integrado no festival aéreo Beja Airshow, organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), que decorria durante esse fim de semana.

Esta equipa de exibição acrobática forma a patrulha ibérica Yakstars, constituída pelas seis aeronaves, com pilotos portugueses e espanhóis.

“Após terem realizado a sequência de manobras prevista para ambos os dias do festival, quando se preparavam para a sequência final caracterizada pela separação de uma das seis aeronaves para um voo de demonstração a solo, com as restantes cinco em afastamento, a aeronave que voava na posição 5 iniciou a sua sequência final sem manter a separação do grupo, tendo colidido com a aeronave que voava na posição 3”, explica o GPIAAF.

Segundo este organismo, “a colisão entre as aeronaves provocou danos na fuselagem posterior da aeronave 5 [a que originou o acidente], inutilizando toda a secção da cauda, tendo como consequência uma inevitável perda de controlo da aeronave”.

“A queda com um ângulo pronunciado e em posição invertida provocou uma violenta colisão no solo com subsequente explosão”, acrescenta o organismo.

A aeronave da posição 3, a que sofreu o embate, “perdeu o hélice, o trem de aterragem esquerdo e uma secção significativa do bordo de ataque da semiasa esquerda”.

“Sentindo a falta de tração e com dificuldades de controlo lateral da aeronave, o piloto iniciou de imediato um voo picado em direção à pista e acabou por realizar uma aterragem. Apesar da posição final invertida da aeronave, como consequência da desaceleração brusca, ausência do trem esquerdo e fratura do trem de nariz, o piloto saiu da aeronave pelos próprios meios e sem ferimentos, tendo sido conduzido ao hospital da cidade de Beja por precaução”, refere a NI.

Atendendo à envolvente e localização do acidente, a legislação nacional prevê que a investigação seja realizada por uma comissão mista composta pelo GPIAAF e pela FAP.

“Considerando o enquadramento em que as aeronaves históricas com registo civil estavam a operar, foi acordado entre ambas as entidades como mais adequado que a investigação seja liderada pela Comissão Central de Investigação de Acidentes da Força Aérea”, refere este organismo.

Mais notícias

Beja: Alunos da Escola Básica de Salvada vão receber cadernos de atividades no ano letivo 2026/2027

A Freguesia de Salvada e Quintos, no concelho de Beja, vai oferecer os cadernos...

Despiste de pesado de mercadorias em Almodôvar provoca um ferido

Um despiste de um pesado de mercadorias teve lugar ao início da manhã desta...

Homem de 50 anos é vítima mortal de despiste no concelho de Cuba

Um homem, de 50 anos, é a vítima mortal do despiste ocorrido hoje na...

Montargil: Colisão entre automóvel e motociclo na EN2 faz um ferido grave

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na Estrada...

GNR deteve 12 pessoas no distrito de Portalegre numa semana, uma por tentativa de homicídio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 12 pessoas em flagrante delito no distrito de...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

PSP detém jovem em Beja e apreende mais de três mil doses de droga e uma pistola

Um homem de 22 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em...

GNR deteve 15 pessoas e registou 54 acidentes numa semana no distrito de Beja

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 15 pessoas e...

Universidade Politécnica de Beja aumenta colocações em 60% e recebe 325 estudantes na 1.ª fase

A Universidade Politécnica de Beja tem 325 estudantes colocados na primeira fase do Concurso...