Universidade de Évora desenvolve cultura de bem-estar organizacional e recebe certificação (c/fotos) 

A Universidade de Évora hasteou, esta semana, a bandeira de Certificação do Sistema de Gestão da Vida Profissional, Familiar e Pessoal. 

Uma certificação que a Universidade de Évora obteve em 2023, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), através da Norma Portuguesa 4552:2022, resultado de um conjunto de medidas que a UÉ se encontra a implementar com vista a promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos seus trabalhadores. 

Na sequência deste compromisso assumido, foi criado o CONCILIA.UE, com o objetivo de desenvolver uma cultura que favoreça o bem-estar organizacional e o nível de satisfação dos/as trabalhadores/as, bem como de investir nas competências técnicas e comportamentais de modo a promover a autonomia, a satisfação e o desenvolvimento pessoal e profissional, procurando ainda atrair talento para a instituição e aumentar as taxas de retenção dos/as trabalhadores/as. 

Em declarações a’ODigital.pt, a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar referiu que esta certificação “significa sobretudo o reconhecimento através da acreditação do sistema de gestão chamado CONCILIA.UE, que, no fundo, procura entre várias vertentes, tentar estabelecer uma conciliação entre as diferentes esferas da nossa vida, nomeadamente, a esfera profissional e a esfera familiar.” 

“Cada vez mais precisamos de criar sistemas de gestão para que essa conciliação seja cada vez mais uma realidade, porque a voragem da vida profissional assim nos obrigou, a voragem também deste mundo em que constantemente somos mergulhados em múltiplas informações e notícias, faz com que realmente seja necessário criar estes programas”, frisou 

Questionada sobre medidas que a Universidade de Évora tem implementado para que se tenha chegado a esta certificação, Hermínia Vilar disse que “nos últimos anos temos implementado a possibilidade de usufruir da compensação das horas feitas a mais e poder utilizá-las em pequenas coisas, como seja participar em atividades ligadas à atividade física, mas também criamos espaços de convívio entre os trabalhadores, como é o caso da festa de Natal, entre outras medidas”, acrescentando que “são pequenas medidas que são importantes para que a pessoa consiga conciliar a sua vida e que penso que todas, no seu conjunto caminham nesse sentido, para que haja esse esforço de conciliação.” 

Fique de seguida com as imagens desta cerimónia, que se iniciou com uma sessão na Sala dos Docentes: 

Veja também:

Universidade de Évora celebra 467 anos com encontro inter-religioso pela paz e homenagem a professores

A Universidade de Évora assinala, no próximo domingo, 1 de novembro, o Dia da...

PS reúne responsáveis da saúde e autarcas em Évora para debater o futuro da região

A Federação de Évora do Partido Socialista (PS) vai promover, no próximo dia 7...

PSD reúne dirigentes nacionais e locais em Évora para debater desafios do poder local

O PSD de Évora promove, esta sexta-feira, 30 de outubro, um encontro concelhio dedicado...

Espetáculo inspirado em mito curdo sobe ao palco em Évora nos dias 4 e 5 de novembro

O Salão Central Eborense, em Évora, recebe, nos dias 4 e 5 de novembro,...

Atelier do Pátio em Évora ultrapassa 200 inscrições e prepara exposição para novembro

O Atelier do Pátio, projeto desenvolvido pelo Legado do Operário de Évora, registou mais...

Preço dos ovinos sobe no Alentejo com aumentos até 35% numa semana

As cotações dos ovinos registaram aumentos em várias áreas de mercado do Alentejo durante...

Da esferovite à arte: Andrea Salustri revela como nasceu o espetáculo que chega a Évora

O artista italiano Andrea Salustri apresenta, nos dias 29 e 30 de outubro, no...

Câmara de Évora lança concurso de 2,3M€ para construir redes de água e saneamento do novo Hospital Central do Alentejo

A Câmara Municipal de Évora lançou um concurso público de cerca de 2,3 milhões...

Fórum Estratégico Regional do Alentejo adiado para 2 de dezembro

O Fórum Estratégico Regional do Alentejo foi adiado de 6 de novembro para 2...