CIM do Baixo Alentejo reduz orçamento em 2024, à espera de avisos comunitários

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com sede em Beja, conta este ano com um orçamento de 8,6 milhões de euros, menos 1,5 milhões do que em 2023, esperando pela abertura de avisos comunitários.

“O orçamento que temos cobre todas as despesas [da CIMBAL] e esperamos que 2024 nos traga avisos comunitários no âmbito do [programa regional] Alentejo 2030”, disse hoje à agência Lusa o presidente do conselho intermunicipal, António Bota.

O também presidente das Câmara de Almodôvar acrescentou que, perante este quadro, a comunidade intermunicipal não quis “trabalhar sem rede”.

“Trabalhamos com o que é real e com o que podemos contar, que são as subvenções do Estado e a receita dos municípios, assim como com os fundos comunitários já aprovados e em curso”, frisou.

Em comunicado enviado à Lusa, a comunidade intermunicipal, que junta 13 das 14 câmaras municipais do distrito de Beja – com exceção de Odemira -, explicou que o seu orçamento para este ano prevê “o arranque do novo período de programação de fundos comunitários”.

Nesse âmbito, a CIMBAL referiu que as áreas da promoção do sucesso escolar, da formação profissional para os trabalhadores das autarquias e da modernização administrativa “serão objeto de candidaturas de âmbito supramunicipal”.

Ao longo de 2024, a instituição pretende também dar continuidade a “um conjunto de projetos transnacionais” já em curso, nomeadamente o LynxConnect, Resist, RAIA, Agenda 2030 e Transcom_Euroace, “beneficiando de financiamento comunitário de diversos programas da União Europeia”.

Veja também:

TAP: Autarca de Beja diz existir estratégia para indústria aeronáutica na região

O presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro, revelou que a estratégia em...

TAP: Municípios do Baixo Alentejo querem nova escola de pilotos em Beja

Os municípios do Baixo Alentejo criticaram hoje a escolha de Tancos para instalar uma...

CIMBAL lança concurso de 15,1M€ para transportes públicos no Baixo Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) lançou um concurso público internacional para a...

CIMBAL e APPJuventude reforçam participação jovem nos 13 concelhos do Baixo Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a Associação Portuguesa de Profissionais de...

PSD critica CIM do Baixo Alentejo por posição sobre reprogramação de fundos

O deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, acusou hoje a Comunidade Intermunicipal...

Municípios do Baixo Alentejo contra reprogramação de fundos europeus

Os municípios do Baixo Alentejo manifestaram hoje o seu “total desagrado e discordância” com...

Em Garvão, Pres. da CIMBAL defende estratégia conjunta para valorizar o mundo rural no Baixo Alentejo

A valorização conjunta do mundo rural e das produções tradicionais do Baixo Alentejo marcou...

Vidigueira: CIMBAL destaca união regional e impacto da Cidade Europeia do Vinho no Baixo Alentejo

O vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), Álvaro Azedo, esta sexta-feira na...

Linis: Novo transporte flexível que promete ligar o Baixo Alentejo arranca no dia 1 de abril

O novo serviço de transporte público flexível “Linis”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo...