O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Santos, apelou, recentemente, à Reitora da Universidade de Évora para “apoiar e fortalecer” o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo e assim “apoiar o desenvolvimento turístico da região”.
José Santos falava durante a Comemoração dos 20 Anos da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora, que decorreu, sexta-feira, no Auditório Nobre do Colégio do Espírito Santo.
O presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Santos, começou por salientar que “o curso de Turismo cresceu com o próprio desenvolvimento desta atividade no Alentejo e os desafios que se colocam hoje à região, certamente está melhor preparada com todos os alunos que nestes últimos 20 anos se licenciaram.”
José Santos partilha da “ambição da Reitora para podemos ter aqui no futuro um doutoramento na área do Turismo. Creio que tornarão também o sector mais forte, mais robusto e creio que de facto esta área científica tem sido fundamental para o desenvolvimento turístico da região.”
“A Universidade de Évora é obviamente uma instituição relevantíssima em todo o desenvolvimento regional e particularmente nas questões relacionadas com o ensino superior, a investigação”, frisou José Santos, destacando a criação do “Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo, que foi o primeiro Observatório da Península Ibérica, sendo um ativo ancorado na capacidade científica e técnica da Universidade”.
Para José Santos, “é fundamental aprofundar essa relação entre a academia, entre a área científica do turismo, entre as entidades públicas, entre as entidades privadas e vejo também o observatório que começa a ser olhado pelos empresários de forma mais construtiva, percebendo as vantagens que lhes pode dar a utilidade”.
José Santos concluiu, apelando à Reitora para que a Universidade “possa, dentro das suas possibilidades, apoiar e fortalecer este projeto interno da Universidade, que é um projeto regional que nós, em 2019, indicámos à CCDR como um ativo fundamental da Estratégia Regional de Exposição inteligente, mas agora é preciso que os fundos europeus no Alentejo sejam coerentes e sejam consentâneas com essa prioridade e possam apoiar e enquadrar o Observatório.”

















