Santo Amaro (Sousel) homenageou ex-combatentes no Ultramar com cerimónias militares e a presença do Ministro da Defesa (c/som e fotos)

O Município de Sousel inaugurou este sábado, 29 de Junho, o Memorial de Homenagem aos ex-combatentes de Santo Amaro no Ultramar.

Uma cerimónia que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Sousel, o Presidente da Junta de Santo Amaro, Nélio Painha, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

A cerimónia iniciou com a Guarda de Honra ao Ministro da Defesa Nacional, seguindo-se depois alguns discursos, a inauguração do memorial aos combatentes em Santo Amaro, cerimónia de homenagem aos mortos culminando com o desfile das forças em parada.

ODigital.pt falou com o Presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, que afirmou que “é a cerimónias mais significativa deste que tomei posse em outubro de 2017 e aquela que me dá mais orgulho neste momento, até porque tivemos aqui a presidir o Ministro da Defesa Nacional, o que demonstra bem o quão importante é, tanto paras a gentes de Santo Amaro, para o concelho e também para o país.”

Manuel Valério referiu ainda que “numa freguesia pequena como é a de Santo Amaro, não há nenhuma família que não tenha tido um familiar na Guerra do Ultramar. Por isso é com muito orgulho que descerramos este monumento que vai ficar ali perpetuado tanto para as gerações existentes como para as vindouras, para que possam ver por datas e por nomes as pessoas que deram em nome da pátria o suor e lágrimas, e que ficaram com mazelas para o resto da vida.”

O autarca concluiu dizendo que “aqui felizmente dos 146 nomes nenhum lá ficou em terra felizmente, mas na Guerra ninguém faleceu e é também um motivo de orgulho poderem ter regressados todos à nossa terra.”

Fique de seguida com algumas imagens destas cerimónias em Santo Amaro:

Veja também:

Sousel:  GNR deteve duas pessoas suspeitas de furtarem um cão

Um homem e uma mulher foram detidos pela GNR em flagrante delito por “fortes...

Festival Terras sem Sombra regressa a Sousel com música, património e sustentabilidade

O Festival Terras sem Sombra regressa ao concelho de Sousel no próximo fim de...

Terras sem Sombra regressa a Sousel com concerto e visitas gratuitas

O Festival Terras sem Sombra regressa ao concelho de Sousel nos dias 24 e...

Jovens do concelho de Sousel vão discutir politicas climáticas para a região

As políticas climáticas para o concelho de Sousel, distrito de Portalegre, vão ser debatidas...

Energias renováveis no Alentejo: Diretor da Hyperion fala de investimentos, impactos e compensações (c/vídeo)

Ver entrevista completa Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os impactos ambientais e paisagísticos...

Das centrais solares aos parques eólicos: Diretor da Hyperion fala dos investimentos e dos seus impactos no Alentejo

Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os projetos em funcionamento e em desenvolvimento,...

Universidade Sénior de Sousel abre novo ano letivo com cerca de 130 alunos

A Universidade Sénior de Sousel iniciou, a 6 de outubro, o ano letivo 2026/2027,...

Paraquedistas de Sousel celebram constituição da associação (c/fotos)

A Associação de Paraquedistas do Concelho de Sousel (APCS) realizou, a 3 de outubro,...

Sousel: ACDC Cano requalifica balneários e complexo desportivo

A Associação Cultural e Desportiva de Cano (ACDC Cano), no concelho de Sousel, está...