Escolas do Turismo de Portugal vão abolir para alunos do ensino obrigatório

As Escolas do Turismo de Portugal vão abolir, já no próximo ano letivo 2019/2020, as propinas para os estudantes que frequentam cursos de nível IV, que corresponde aos alunos que estão a cumprir a escolaridade obrigatória. Esta é uma das principais novidades do ano letivo que se avizinha, e cujas candidaturas estão abertas até 18 de julho.

Será também reduzido em 50% o custo das inscrições e matrículas, tanto para o nível IV como para o nível V, criando condições para o reforço da atractividade dos cursos e consequentemente para o reforço da captação de talento para o sector.

O Turismo de Portugal aposta ainda na diferenciação positiva das escolas situadas nos territórios de baixa densidade, nomeadamente em Lamego, Portalegre e Vila Real de Santo António, através do financiamento de 50% das propinas dos Alunos dos Cursos de nível V.

As escolas do Turismo de Portugal vão reforçar a oferta formativa, abrindo mais turmas e mais vagas para admissão de novos alunos no nível IV (Nível Profissional). O número de turmas e vagas para alunos dos cursos profissionais vai crescer cerca de 15%, procurando responder à necessidade de ter mais jovens a estudar nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/ Bar e Alojamento Hoteleiro. Nos cursos de nível V vai existir um novo CET – Curso de Especialização Tecnológica em Turismo da Natureza e Aventura, que virá substituir o antigo (Turismo de Ar Livre).

A rede de 12 Escolas do Turismo de Portugal implementa um programa formativo – Tourism Training Talent – focado nas componentes da comunicação, da gestão e das vendas, com uma atenção especial à inovação e ao conhecimento nos domínios do marketing e do digital. O programa pedagógico integra áreas de desenvolvimento pessoal (aulas de teatro, voz e movimento), de comunicação e storytelling, de gestão (comercial e vendas) e de inovação e empreendedorismo. Nas áreas técnicas, a aposta é em novos métodos e produtos, com ênfase na área digital, com a introdução de softwares de ensino como é o caso da gamificação, ligada à gestão e ao planeamento.

Veja também:

Apolónia Rodrigues: «Estamos a falar de quase um terço do país a trabalhar com a proteção do céu noturno»

A Associação Dark Sky e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo...

O Alentejo também se descobre no outono: aldeias, gastronomia e escapadinhas para os próximos meses

Há um Alentejo para descobrir quando os dias ficam mais curtos e as temperaturas...

2ª vaga de descobertas “com vagar”: Alentejo renova convite às escapadinhas de outono e inverno

As aldeias, a cozinha regional, o artesanato e o contacto com a natureza estão...

Quase 50 caminhadas num fim de semana convidam a conhecer Alentejo

Quase 50 caminhadas estão organizadas por todo o Alentejo para os dias 31 deste...

Bolo finto e vinho quente: Uma tarde para pôr as mãos na massa em Estremoz

Aprender a fazer bolo finto e prová-lo com vinho quente é a proposta da...

Alentejo recebe operadores turísticos do Brasil com agenda em Elvas, Évora, Monsaraz e Beja

O Alentejo recebe, entre 19 e 23 de outubro, a Convenção da Associação Brasileira...

Alentejo recebe convenção de operadores turísticos brasileiros

O Alentejo recebe este ano a Convenção Nacional da BRAZTOA — Associação Brasileira das...

48 Horas Alentejo reúne 140 clássicos com o Alqueva no percurso

O 48 Horas Alentejo regressa de 16 a 18 de outubro de 2026 com...

Autarca de Portel faz balanço do primeiro ano e antecipa prioridades para 2027 em entrevista ao ODigital.pt (c/vídeo)

Ver entrevista completa A presidente da Câmara Municipal de Portel, Maria Luísa Farinha, faz um...