Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição sobre “a Cultura material das Associações Ibéricas”

A Biblioteca Pública de Évora tem patente ao público, a exposição sobre “A cultura material nas associações ibéricas”, com curadoria de Maria Zozaya-Montes, investigadora do CIDEHUS, da Universidade de Évora.

De acordo com os promotores, esta exposição imersiva procura reproduzir o ambiente dos espaços associativos através dos objetos. 

Revela em diversas salas as diversas facetas sociais e culturais do associativismo em Espanha e Portugal. A exposição reúne mais de 60 peças originais das principais associações históricas de Évora, associações que contam com mais de 120 anos. 

As peças nunca foram expostas com anterioridade num espaço público nem nunca estiveram juntas. Pertencem a associações que representam diferentes classes sociais e grupos profissionais. 

A curadora Maria Zozaya destaca entre as peças a lança do cavaleiro do Rei dom Carlos (da extinta Tertúlia Tauromáquica Alentejana), os chamadores de danças metálicos e as louças do Círculo Eborense; as peças simbólicas da Sociedade Harmonia Eborense; o mastro da Soir Joaquim António de Aguiar; pequenas molduras de peças teatrais junto com as fitas simbólicas da Sociedade Recreativa Dramática Eborense (Antiga Mocidade).

A exposição está organizada pelo CIDEHUS da Universidade de Évora ao qual pertence a organizadora Maria Zozaya-Montes (Investigadora Contratada da FCT de Portugal), e conta também com o apoio da DRCA, o MNFMC, União da Junta Freguesias Évora, a Federação de Associações Portuguesas, as associações mencionadas e outras instituições.

Veja também:

Preço dos vitelos dispara no Alentejo com aumentos superiores a 12% numa semana

Cotações dos bovinos registaram subidas de até 120 euros por animal no Alentejo Litoral,...

Bairro Feliz: 42 projetos do Alentejo estão a votação para receber até mil euros do Pingo Doce

Iniciativas de apoio a idosos, bombeiros, crianças, associações e instituições sociais estão entre as...

Alentejo lidera subida das rendas em Portugal e Beja regista aumento de quase 30% num ano

O Alentejo foi a região portuguesa onde os preços das casas para arrendar mais...

Évora recebe conferência sobre os desafios do terceiro setor para a próxima década

A Fundação Eugénio de Almeida promove, no próximo dia 20 de novembro, em Évora,...

Évora recebe formação sobre voluntariado de emergência em Proteção Civil a 7 de novembro

A Fundação Eugénio de Almeida promove, no próximo dia 7 de novembro, em Évora,...

Preços das casas disparam no Alentejo e região lidera subida a nível nacional

O Alentejo foi a região portuguesa onde os preços das casas à venda mais...

Universidade de Évora quer construir residência com cerca de 200 camas na Malagueira num investimento de 8 milhões de euros

A Universidade de Évora pretende avançar com a construção de uma nova residência universitária...

Universidade de Évora representa cerca de 20% da população da cidade e captou mais de 100 milhões para investigação

A Universidade de Évora reúne uma comunidade de cerca de 11 mil pessoas, entre...

«Há estudantes que escolhem o curso pensando na renda e não na vocação», alerta presidente da Associação Académica de Évora

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Beatriz Calado, alertou...