Vila Viçosa “é um tesouro para descobrir” afirmou Ministro da Cultura, após visitar o Paço Ducal (c/fotos)

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, considerou hoje que Vila Viçosa tem todas as condições para ser classificada Património da Humanidade da UNESCO.

Pedro Adão e Silva falou a’ODigital.pt, após uma visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa, visita que aconteceu após a assinatura dos contratos de financiamento para a criação de bibliotecas itinerantes.

O Governante visitou alguns dos núcleos museológicos do Paço Ducal, nomeadamente o Museu de Carruagens, a Armaria e ainda a Capela onde mensalmente se realizam concertos de música.

Em declarações a’ODigital.pt, o Governante congratulou-se com toda a “riqueza cultural que está em Vila Viçosa e nomeadamente no Paço Ducal, um espaço que agora revisitei”, acrescentando que “é um tesouro para descobrir, mas também já descoberto por muitos e mostra essencialmente a importância que a cultura e o património em particular, tem para a diferenciação do território.”

Para Pedro Adão e Silva, “Vila Viçosa constrói-se também em torno deste Paço e acho que essa consciência é fundamental para as comunidades, para os privados, para as fundações, mas também para os poderes públicos, seja da administração central, seja a administração local, pois é necessário que haja essa consciência de que a cultura e o património são elementos de diferenciação e de valorização do território.”.

“Tudo o que vi neste Paço Ducal é merece ser visto, pois, o estado de conservação de tudo é impressionante e assim atrai visitantes e é aquilo que podemos testemunhar aqui, é precisamente isso que merece ser visto, gera curiosidade e valoriza Vila Viçosa”, frisou.

Já sobre a Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, o Ministro da Cultura espera que “tenha sucesso, pois tem todas as condições para essa classificação. É um processo que agora está a decorrer e espero que sim e o país ganha com essas valorizações e essas classificações e mostra que património como o que temos em Vila Viçosa ou outros casos que são património da Humanidade em Portugal, passam a ser património do conjunto do país e do mundo e isso é um motivo de grande regozijo, naturalmente para o ministro da Cultura.”

Fique de seguida com as imagens desta visita, numa reportagem de Hugo Calado:

Veja também:

Câmara de Vila Viçosa alerta para possíveis roturas e água turva em Bencatel durante obras nas condutas

A Câmara Municipal de Vila Viçosa alerta para a possibilidade de ocorrerem roturas e...

Alentejo Walking Festival já ultrapassou os 1.200 inscritos e sete percursos estão esgotados

O Alentejo Walking Festival já ultrapassou os 1.200 inscritos nas caminhadas previstas para os...

Vila Viçosa recebe lançamento de edição fac-similada da Crónica do Condestável de 1526

A Fundação da Casa de Bragança vai apresentar, no próximo dia 7 de novembro,...

Vila Viçosa poderá receber novos hotéis em Santa Cruz e nos Capuchos. Grupos portugueses interessados em investir

Vila Viçosa poderá receber novas unidades hoteleiras nos próximos anos, com grupos portugueses a...

Dos mais novos aos mais velhos: cerca de 200 pessoas caminharam juntas em Vila Viçosa (c/fotos)

Cerca de 200 pessoas participaram, este sábado, 24 de outubro, na caminhada intergeracional «Gerações...

Vila Viçosa vai substituir contadores de água por equipamentos digitais em todo o concelho

A Câmara Municipal de Vila Viçosa pretende substituir todos os contadores de água do...

Da UNESCO à habitação: Presidente da Câmara de Vila Viçosa revela planos para os próximos anos (c/video)

Ver entrevista completa O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, é o...

Cabra fica presa numa pedreira em Vila Viçosa e obriga Bombeiros a operação de resgate

Cinco operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa participaram, esta quarta-feira, 21 de outubro,...

Mais de 300 seniores reunidos em Vila Viçosa. Fundação UNITATE quer combater isolamento e promover envelhecimento ativo

Mais de 300 seniores do concelho de Vila Viçosa participaram, esta quarta-feira, 21 de...