Concelho de Mourão está a ser o “epicentro da Inovação Social e vai trazer frutos”, afirmou autarca

A aldeia da Luz, no concelho de Mourão, acolhe, esta terça e quarta-feira (20 e 21 de junho) o maior encontro de inovação social em Portugal.

Durante dois dias a Portugal Inovação Social promove, na Aldeia da Luz uma montra viva e interativa de inovação social através da presença, apresentação e demonstração de projetos inovadores destinados a todos os públicos e idades.

Em declarações a’ODigital.pt o presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes, começou por explicar a aldeia da Luz foi escolhida para acolher o evento ‘Aldeia da Inovação Social’, “com um objetivo concreto, valorizar também um projeto social que é a própria aldeia, uma vez que a antiga aldeia ficou submersa com o projeto de Alqueva e as pessoas, à sua maneira, tiveram que esquecer um pouco o passado, um pouco a sua identidade e dentro do sentido da comunidade, de criar um novo perfil e uma nova esperança e foi por isso que a Aldeia da Luz foi procurada e não podia assentar melhor.”

Este evento levou à aldeia da Luz “muita dinâmica, muitos empreendedores sociais ligados a projetos relacionados com o trabalho, com a saúde, com a educação e, acima de tudo, está a ser o epicentro deste núcleo que é a inovação social e vai trazer frutos, foram aqui anunciados também avisos de comparticipação estes projetos sociais e está a ser um ponto de encontro para todas estas pessoas que ao longo do país desenvolvem os seus projetos nesta temática da inovação social.”

Questionado sobre o que pode a aldeia da Luz e o concelho de Mourão ganhar com o evento, João Fortes referiu que “obviamente que em Mourão temos respostas sociais que podem beber um pouco de alguns dos projetos que aqui fazem a sua mostra. Obviamente quero acreditar que esse estímulo, esta sinergia que pode ser gerada, traga mais valias”.

João Fortes concluiu frisando que “temos mesmo que ser criativos, resilientes e tenazes para conseguir encontrar respostas a franjas da população que, infelizmente, fruto do fraco tecido empresarial e económico, muitas vezes têm urgências sociais, portanto, o município, as instituições que aqui estão revestidas neste concelho têm que procurar diariamente novas respostas, financiamento e conseguir recriar-se para dar apoio às populações.”

Veja também:

Em Mourão, Associação Nacional de Municípios Portugueses pronuncia-se sobre o Orçamento do Estado

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu um parecer globalmente positivo à proposta...

Museu da Luz é caso de estudo em projeto europeu de digitalização e preservação do património

O Museu da Luz, no concelho de Mourão, é o caso de estudo de...

Mourão instala Conselho Municipal de Saúde para melhorar acesso aos cuidados

O Município de Mourão instalou, no dia 14 de outubro, o Conselho Municipal de...

Caçador detido em Mourão por suspeita de exceder limite de abate de coelhos

Um homem de 66 anos foi detido pela GNR, no dia 15 de outubro,...

Câmara de Mourão apoia festas da freguesia de Luz com 17 mil euros

O Município de Mourão vai atribuir 17 mil euros à Junta de Freguesia de...

Universidade Sénior de Mourão inicia ano letivo com cerca de 60 alunos

A Universidade Sénior Cristóvão de Mendonça, em Mourão, iniciou o ano letivo 2026/2027 com...

Associação Malvada apresenta “Olvidar” em aldeia de Mourão como convite para novas narrativas

“Olvidar” é a designação da performance-instalação da Malvada - Associação Artística que se estreia...

Mourão assinala Dia Municipal para a Igualdade com teatro de entrada livre

O Município de Mourão vai assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, a 24...

Bebé nasce numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Mourão

Uma bebé, chamada Kataleya, nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Mourão, com dois...