Évora: “Esmagadora maioria” da obra do Hospital Central tem de ficar pronta até final de 2023

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deixou claro que “tem que ficar uma esmagadora maioria da obra [do Hospital Central do Alentejo] pronta até final de 2023”.

Ana Abrunhosa falava aos jornalistas durante uma visita às obras do Hospital Central do Alentejo, em Évora, em que esteve acompanhada pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Para a governante, o novo Hospital Central do Alentejo “é um equipamento na área da saúde absolutamente fundamental para reter e fixar pessoas e para que haja nesta região saúde de qualidade.”

A Ministra da Coesão explicou que “estamos a apoiar com fundos europeus este hospital, através da CCDR do Alentejo, e quanto mais a obra evoluir, maior a potencialidade que nós temos de financiar, pelo que, o nosso objetivo aqui é acompanhar a obra, pressionar para que ela avance rapidamente”.

“Foi muito importante saber que da parte de quem está a fazer a obra, como é que ela se vai processar nos próximos meses, pois, nós tínhamos todo o interesse que a obra terminasse no final do ano para podermos usar ainda verbas do Portugal 2020”, frisou.

Deixou claro que “fruto da inflação, a obra vai ficar mais cara e, portanto, também nós podemos ajudar a aliviar o esforço do Orçamento do Estado, colocando mais fundos europeus numa obra que, naturalmente fruto da inflação, vê os seus custos aumentar de fundos europeus.”

Ana Abrunhosa salientou que “tem que ficar uma esmagadora maioria da obra pronta até final de 2023. Não vem mal nenhum ao mundo se uma parte da obra ainda for para 2024, mas para podermos aproveitar verbas do Alentejo 2020, a maior parte da obra tem de estar completa até final de 2023”.

Veja também:

Universidade de Évora quer construir residência com cerca de 200 camas na Malagueira num investimento de 8 milhões de euros

A Universidade de Évora pretende avançar com a construção de uma nova residência universitária...

Universidade de Évora representa cerca de 20% da população da cidade e captou mais de 100 milhões para investigação

A Universidade de Évora reúne uma comunidade de cerca de 11 mil pessoas, entre...

«Há estudantes que escolhem o curso pensando na renda e não na vocação», alerta presidente da Associação Académica de Évora

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Beatriz Calado, alertou...

Évora poderá ter mais de 7 mil novas habitações e Câmara admite usar IMI para colocar casas devolutas no mercado

O novo Plano de Urbanização de Évora prevê capacidade para construir mais de sete...

PSP de Évora vai colocar 25 manequins na Praça do Giraldo para alertar para a violência contra as mulheres

A Praça do Giraldo, em Évora, vai receber, no próximo dia 25 de novembro,...

Carlos Zorrinho faz balanço do primeiro ano na Câmara de Évora e admite que ficaram objetivos por cumprir

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, fez esta sexta-feira, 30 de...

GNR detém homem por furto de combustível no concelho de Redondo

Um homem, de 21 anos, foi detido hoje em flagrante delito pela GNR, por...

Portalegre: Convento recebe feira de terapias complementares e holísticas

O Convento de Santa Clara, em Portalegre, vai acolher, no sábado, a 1.ª Feira...

Universidade de Évora celebra 467 anos com encontro inter-religioso pela paz e homenagem a professores

A Universidade de Évora assinala, no próximo domingo, 1 de novembro, o Dia da...