Gala do Prémio Nacional de Enoturismo realiza-se no Redondo

A segunda edição do Prémio Nacional do Enoturismo APENO (2023) vai realizar-se este ano no dia 26 de Maio, a partir das 18h30h, no Hotel Convento de São Paulo, Aldeia da Serra, no Redondo. 

As melhores empresas dedicadas ao Enoturismo serão votadas por um júri composto por mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao sector do Vinho e do Turismo.

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, organiza pela segunda vez o Prémio Nacional de Enoturismo APENO. O evento conta ainda com o apoio institucional da Vinha e do Vinho, e o patrocínio da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, estando ainda envolvidas outras entidades como a Câmara Municipal do Redondo e a CVR Alentejo. 

A APENO é a única associação exclusivamente dedicada ao enoturismo português e, desde a primeira edição, o evento do Prémio Nacional de Enoturismo revelou-se um sucesso. “Existem alguns prémios de enoturismo atribuídos por outras entidades em eventos de Turismo ou Vinho, mas nenhum focado exclusivamente no Enoturismo, dando-lhe a importância que merece. O painel de jurados é muito diversificado, envolvendo jornalistas, entidades oficiais do vinho e do turismo, Chefes de Cozinha e Sommeliers, e até mesmo os nossos associados», revela Maria João de Almeida, Presidente da APENO. «Como no ano passado o Melhor Enoturismo de Portugal foi a Herdade da Malhadinha, achámos que o Alentejo seria o cenário ideal para organizar a segunda edição. Por isso, foi com grande alegria e de forma natural, que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo se juntou a nós na organização desta grande festa que terá muitas novidades e surpresas. Será um evento fora da caixa.”, adianta ainda Maria João de Almeida.  

Já a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que este ano se junta à APENO neste evento, tem investido largamente na promoção dos seus enoturismos, que se têm destacado nos últimos anos, quer a nível nacional como internacional: “Podemos orgulhar-nos de ter alguns dos melhores enoturismos nacionais no nosso território. Os prémios alcançados pela região nestes últimos anos são prova disso. Continuaremos num trabalho e esforço conjunto para que esta realidade se torne cada vez mais sólida e visível”, afirma Vitor silva, Presidente da Entidade Regional do Alentejo.

Veja também:

GNR detém homem por furto de combustível no concelho de Redondo

Um homem, de 21 anos, foi detido hoje em flagrante delito pela GNR, por...

Autarca do Redondo quer reforçar ligação à tauromaquia e atrair mais visitantes ao concelho

O concelho de Redondo, no distrito de Évora, vai receber, no próximo dia 21...

Dia da Tauromaquia regressa após anos de interrupção e PróToiro revela o que espera do Redondo (c/fotos)

O Dia da Tauromaquia 2026 foi apresentado esta quinta-feira, 29 de outubro, no Posto...

Redondo atribui Prémio Literário Hernâni Cidade à obra “Paz em lume brando”

A obra “Paz em lume brando”, de Joana Sofia Barbosa dos Santos, de Vila...

Redondo prepara Estratégia Municipal de Saúde com contributos de entidades locais

O Município de Redondo, no distrito de Évora, promoveu uma sessão participativa que reuniu...

Feira do Livro de Montoito (Redondo) abriu portas com aposta na leitura e na descentralização cultural

A XXI Feira do Livro de Montoito (Redondo) decorre até domingo, 25 de outubro,...

Turismo brasileiro vê no Alentejo oportunidades para aumentar vendas e estadias

O Alentejo poderá integrar novos programas de viagens comercializados no Brasil, com propostas que...

Redondo: Música junta cerca de 300 participantes em iniciativa dedicada ao envelhecimento ativo

A iniciativa «Pontes Sonoras – Envelhecer com Música», promovida pela Sociedade Filarmónica Municipal Redondense...

Hotel de Montemor-o-Novo eleito pela sexta vez o melhor hotel vínico da Europa

O hotel de cinco estrelas L’AND Vineyards, situado em Montemor-o-Novo, voltou a ser distinguido...