Decorre até domingo, a Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, no concelho de Serpa.
Uma feira com exposição do que melhor se faz na região no setor agropecuário, serviços de apoio à agricultura, exposição de animais e de maquinaria agrícola, gastronomia e animação.
Para além dos habituais expositores de produtos agroalimentares, das tasquinhas com gastronomia regional e da animação, realizam-se o III Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana, atividades de promoção do turismo de natureza e valorização da biodiversidade da Serra de Serpa, caminhadas na zona, um passeio equestre e uma Gala Equestre.
A organização do certame cabe à Câmara Municipal de Serpa, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, União das Freguesias de Salvador e Santa Maria (Serpa), Junta de Freguesia de Santana de Cambras e Ayuntamiento de Paymogo.
Assim, o programa deste sábado é o seguinte:
08.00 h – Passeio equestre*
09.00 h – Caminhadas do Pulo do Lobo à Ribeira de Limas (mediante inscrição prévia)
O Montado da Serra Grande de Serpa (inclui visita à Serpocarnes)
10.00 h – Sessão de atividade física “Gente em Movimento”
10.30 h – III Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana
Abertura e boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
O contexto da Agricultura Biológica na Margem Esquerda do Guadiana
Medidas de apoio ao setor da Agricultura Biológica no âmbito do Pepac – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027
Validação do Plano de Ação da Bio-Região da Margem Esquerda do Guadiana
Oradores: Cristina Caro (Técnica da Câmara Municipal de Serpa); António Cerca Miguel (GPP – Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Alimentação) David Machado (Presidente da Rota do Guadiana – ADI)
11.00 h – Abertura do certame
11.30 h – TAN – Teste de aptidão natural e demonstração de Cães de Pastoreio – Apucap – Nuno Lobinho
15.00 h – Torneio de dominó – Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo
15.30 h – “Património Agrícola da Serra de Serpa, Conhecimento para o Futuro” – Sessão de apresentação da estratégia de valorização do território
Abertura e boas-vindas – Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
Apresentação do Sipam “Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso”
O futuro dos Sipam em Portugal
Apresentação da proposta de Sipam – Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial “Montado da Serra de Serpa”
Recolha de contributos para o Plano de Ação da proposta do Sipam “Montado da Serra de Serpa”
Oradores: Cristina Caro (Técnica da Câmara Municipal de Serpa); Inocêncio Seita Coelho (especialista em Sistemas Agro-silvo-Pastoris); David Machado (Presidente da Rota do Guadiana – ADI); representante da Adrat (Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega); António Cerca Miguel (GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Alimentação)
17.00 h – Animação circulante com João Cataluna
17.00 h – Torneio de malha – Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo
19.00 h – Atuação da Sala Municipal de Flamenco de Paymogo
21.30 h – Gala Equestre Miguel Fonseca – Organização do Centro Equestre Vítor Fraústo
23.00 h – Baile com a Banda Quarta Série


















