Redondo foi o palco da apresentação da 39ª Volta ao Alentejo em bicicleta (c/fotos)

O contrarrelógio de Castelo de Vide, na quarta etapa, e as bonificações deverão ser decisivos na 39.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, hoje apresentada em Redondo.

A cerimónia de apresentação realizou-se no auditório do Centro Cultural de Redondo e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Luis Dias, bem como do diretor da prova Joaquim Gomes, entre outras entidades locais e regionais.

A ‘Alentejana’ irá para a estrada de 16 a 20 de março e terá um percurso maioritariamente plano (há apenas sete contagens de montanha e todas de quarta categoria), que, previsivelmente, favorece os ‘sprinters’.

O momento decisivo da edição de 2022 deverá acontecer em 19 de março, nos 8,4 quilómetros do já habitual contrarrelógio em Castelo de Vide.

Os primeiros quilómetros dos 724 previstos para a Volta ao Alentejo vão ligar Vendas Novas a Sines (176,7), em 16 de março, num percurso com três contagens de montanha, todas ainda longe da chegada.

Segue-se a mais longa ligação da prova, com 187,7 quilómetros entre Beja e Portel, antes da partida de Elvas rumo a Ponte de Sor (179,3), numa terceira tirada que tem a contagem de montanha mais próxima da meta nesta edição, a cerca de 30 quilómetros.

Já depois do ‘crono’, a 39.ª Volta ao Alentejo termina com a quinta e última etapa, com a habitual chegada à Praça do Giraldo em Évora a coroar o vencedor, depois de 171,9 quilómetros desde Castelo de Vide.

A edição de 2022 da Volta ao Alentejo terá bonificações, que podem vir a ser decisivas na classificação, com 10 segundos para o vencedor de cada etapa em linha, seis para o segundo e quatro para o terceiro, com três segundos, dois e um para os três primeiros classificados nas metas volantes (três por cada etapa em linha).

Em 2021, a Volta ao Alentejo foi ganha pelo uruguaio Mauricio Moreira, que viria a ser segundo classificado na Volta a Portugal.

Percurso da Volta ao Alentejo:

– 1.ª etapa: 16 mar – Vendas Novas – Sines, 176,7 quilómetros

– 2.ª etapa: 17 mar – Beja – Portel, 187,7

– 3.ª etapa: 18 mar – Elvas – Ponte de Sor, 179,3

– 4.ª etapa: 19 mar – Castelo de Vide – Castelo de Vide, 8,4 (CRI)

– 5.ª etapa: 20 mar – Castelo de Vide – Évora, 171,9

Total: 724km

Veja também:

Feira do Livro de Montoito (Redondo) abriu portas com aposta na leitura e na descentralização cultural

A XXI Feira do Livro de Montoito (Redondo) decorre até domingo, 25 de outubro,...

Redondo: Música junta cerca de 300 participantes em iniciativa dedicada ao envelhecimento ativo

A iniciativa «Pontes Sonoras – Envelhecer com Música», promovida pela Sociedade Filarmónica Municipal Redondense...

Redondo reforça serviços de limpeza pública e recolha de resíduos com nova viatura

O Município de Redondo, no distrito de Évora, adquiriu uma nova viatura destinada aos...

Redondo recebe 6.ª Caminhada P’la Música no dia 25 de outubro

A Sociedade Filarmónica Municipal Redondense promove, no próximo domingo, 25 de outubro, a 6.ª...

Montoito (Redondo) recebe cerimónia de entrega do XXXI Prémio Literário Hernâni Cidade a 24 de outubro

A cerimónia de entrega da 31.ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade realiza-se no...

Redondo investe mais de 30 mil euros na oferta de livros de fichas a alunos até ao 12.º ano

A Câmara Municipal de Redondo, no distrito de Évora, investiu mais de 30 mil...

GNR celebra 115 anos no distrito de Évora com torneio medieval e concerto em Redondo

Redondo vai receber um torneio medieval solidário, um concerto da Banda Sinfónica da GNR...

Filarmónica de Redondo junta jovens e seniores em dois dias de música

A Sociedade Filarmónica Municipal Redondense vai promover, nos dias 17 e 18 de outubro...

Redondo assinala 25 anos de “O livro mais perto de todos” com exposição e apresentação de livro

A Associação Desportiva e Recreativa de Santa Susana, no concelho de Redondo, recebe a...