Ucrânia: Câmara de Estremoz envia 24 toneladas de bens essenciais para Khotyn

A Câmara de Estremoz, no distrito de Évora, vai enviar 24 toneladas de bens essenciais para a cidade ucraniana de Khotyn, após ter recebido um pedido de ajuda do autarca local, revelou hoje fonte do município.

A vice-presidente da autarquia alentejana, Sónia Caldeira, que tem o pelouro da Ação Social, indicou à agência Lusa que o apoio humanitário que está a ser recolhido no concelho vai seguir, no sábado, num camião TIR, para esta cidade do sul da Ucrânia.

“Khotyn é uma cidade que pertence à Rede Europeia dos Sítios da Paz, tal como Estremoz, e foi através desta rede que recebemos um apelo do presidente da câmara” local, explicou a autarca.

Segundo Sónia Caldeira, o autarca ucraniano pediu ajuda ao Município de Estremoz, uma vez que estão a chegar a Khotyn pessoas deslocadas “de outras cidades mais a norte” do país e “precisam muito de apoio”.

“A recolha de bens está a ser feita até quinta-feira e contamos que um camião TIR parta, no sábado, ao final do dia, do parque de feiras de Estremoz, onde estamos a implementar toda esta logística, com cerca de 24 toneladas de bens”, adiantou.

A autarca alentejana precisou que o material recolhido em Estremoz deverá ser entregue às autoridades da autarquia de Khotyn, no início da próxima semana.

A entrega vai acontecer na fronteira da Roménia com a Ucrânia, junto à cidade romena de Siret, indicou.

Sónia Caldeira assinalou que os bens vão ser transportados num camião TIR de uma empresa de Estremoz e conduzido pelo próprio proprietário, num “trabalho pro bono”.

O camião vai transportar para a cidade ucraniana “bens alimentares, cobertores, fraldas, produtos de higiene, aquecedores, medicamentos e caixas de primeiro socorros”, referiu.

A Câmara de Estremoz está também disponível para acolher refugiados e já identificou dois apartamentos, de tipologia T1, para o alojamento de famílias ucranianas que cheguem ao concelho, revelou a autarca.

“O Alto Comissariado para as Migrações já tem conhecimento da nossa disponibilidade”, frisou, realçando que cada um dos apartamentos tem “capacidade, no máximo, para quatro pessoas”.

Os dois apartamentos que vão ser disponibilizados, um deles já mobilado, situam-se no edifício do antigo Gabinete de Apoio Técnico de Estremoz, propriedade de várias câmaras municipais, disse.

“Recebemos ainda contactos de particulares que ofereceram duas casas para o acolhimento de refugiados da Ucrânia e de um empresário do concelho disponível para dar emprego a dois casais ucranianos”, acrescentou.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos – o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que “os números reais são consideravelmente mais elevados”, a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 516 civis até terça-feira, incluindo 41 crianças.

Veja também:

Estremoz recebe concerto solidário com tributo a Jorge Palma

A Banda Sinfónica do Exército apresenta um concerto solidário no dia 30 de outubro,...

Cozinha dos Ganhões 2026 em Estremoz: veja o cartaz e os horários

A Cozinha dos Ganhões regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz entre...

Regimento de Cavalaria de Estremoz forma militares em terapias assistidas por cavalos

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), sediado em Estremoz, no distrito de Évora,...

Estremoz: “Desfile Literário” na segunda-feira no parque de feiras e exposições

A edição deste ano da iniciativa “Desfile Literário”, em Estremoz, no distrito de Évora,...

Bienal Internacional do Alentejo abre candidaturas a artistas de todo o mundo a 1 de novembro

A terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27) abre candidaturas a 1 de...

Alentejo conquista quatro distinções nacionais nos prémios de ética e gestão desportiva do IPDJ

O Alentejo conquistou quatro distinções nacionais nos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética...

Estremoz inaugurou investimento de 430 mil€ na Mata Municipal e prepara nova fase de requalificação para 2027 (c/fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou, este sábado, 17 de outubro, a primeira fase...

Militares do RC3 treinam na Serra d’Ossa para missão na Roménia

O Esquadrão de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), sediado em Estremoz,...

Bolo finto e vinho quente: Uma tarde para pôr as mãos na massa em Estremoz

Aprender a fazer bolo finto e prová-lo com vinho quente é a proposta da...