Vítor Mila é o novo presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa

Vítor Mila é o novo Presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa

A Assembleia Municipal de Vila Viçosa tem a partir desta quarta-feira, 7 de outubro, um novo Presidente da Mesa.

Depois de no passado dia 25 de setembro, Rui Bilro ter apresentado a renúncia ao mandato de Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, este órgão autárquico reuniu, hoje, para eleger um novo presidente.

Por proposta do MUC – Movimento de Unidade dos Cidadãos do Concelho de Vila Viçosa, a eleição do novo Presidente da Mesa começou por ser de forma uninominal.

Após uma primeira votação, foi eleito, com 7 votos, o deputado da CDU, Vítor Mila, que não aceitou assumir o cargo, tal como os dois deputados que obtiveram mais votos, nomeadamente João Ratado do PS, que obteve 3 votos e Ângela Quintas do MUC, que teve 1 voto. Nesta votação registaram-se ainda 2 votos nulos e 6 votos em branco.

Já numa segunda votação os eleitos voltaram a não aceitar assumir o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Municipal. Neste segundo ato, Carmem Estorrica obteve 7 votos, Joaquim Boquinhas, 2 votos, Francisco Manteigas 2 votos, havendo ainda 7 votos em branco e 2 votos nulos.

Foi ainda realizada uma terceira votação em que os eleitos voltaram a não aceitar assumir o cargo. Sendo 4 votos para a deputada Jacinta Serrano, 3 para Carlos Salomé, 1 voto para João Ratado e 1 voto para Francisco Manteiga, havendo ainda 9 votos em branco e 1 nulo.

Após estas três votações, a bancada da CDU propôs proceder-se a uma votação por meio de lista, revogando a deliberação de votação uninominal, tendo esta proposta sido aprovada.

Nesta segunda fase, a CDU apresentou uma lista encabeçada por Vítor Mila (Presidente da Mesa da Assembleia Municipal), Carmen Estorrica (1ª Secretária) e Carlos Vieira (2º Secretário). Esta lista foi aprovada com 7 votos a favor, 7 votos nulos e 5 votos brancos.

A liderança da Assembleia Municipal de Vila Viçosa passa assim do Partido Socialista para a CDU.