InícioAlentejoVinhos do Alentejo com...

Vinhos do Alentejo com plataforma tecnológica com cinco milhões de dados

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou a Data +, uma plataforma tecnológica inovadora para o setor, já com cinco milhões de dados, permitindo saber mais sobre produção, mercados, castas ou vinhas centenárias.

Este foi um dos projetos apresentado numa sessão promovida, em Évora, pela CVRA e que integra o Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo 2026-2031, documento que define as prioridades do setor na região até ao final da década.

A plataforma Data+ é “uma ferramenta inovadora de controlo e rastreabilidade da fileira vitivinícola alentejana, única no setor e que reúne mais de cinco milhões de dados”, indicou a CVRA.

Além de permitir reforçar “a transparência” e “a monitorização da produção, a rastreabilidade dos mercados”, garante “a recolha e tratamento de informação estratégica para o setor”, acrescentou.

Em declarações aos jornalistas, no final da sessão, o presidente da CVRA, Luís Sequeira, considerou tratar-se de um projeto inovador “a nível mundial”.

“Quando nós analisamos este tipo de bases de informação ou partilha com esta riqueza, teremos que encontrar na Austrália um exemplo, que de resto nós, é justo referir, utilizamos e consultamos com frequência. A verdade é que nós vamos para lá da informação que é disponibilizada pela Austrália”, argumentou.

E a explicação, destacou Luís Sequeira, começa logo “pelo facto de [o Alentejo] ter uma riqueza extraordinária, que é o [seu] cadastro”, o qual “está a ser atualizado em permanência”.

E, portanto, “os agentes económicos do Alentejo vão conseguir ir ao detalhe mais ínfimo, nomeadamente saber quais são as vinhas centenárias, onde estão e que castas têm”, indicou.

“Este nível de detalhe, eu arriscaria dizer que só no Alentejo é que é possível neste momento em todo o mundo. É evidente que não conseguimos fazer uma pesquisa o mais detalhada possível, mas [tudo aquilo] que procurámos, e foi muito, não tem este tipo de detalhe”, afiançou.

A Data+ disponibiliza dados por sub-região, casta, exportações, país de exportação e muitos outros, “permitindo acompanhar a evolução da atividade ao longo de mais de 15 anos”, explicou a CVRA.

A plataforma, realçou o mesmo organismo, “beneficia ainda do facto de o Alentejo ser a única região vitivinícola nacional a concentrar este histórico de informação desde 1989”.

Para Luís Sequeira “esta aposta vai permitir aumentar o rigor e a transparência, ao mesmo tempo que auxilia os produtores na tomada de decisão estratégica, uma vez que existirá atualização regular da informação, dotando o setor de melhores ferramentas de gestão e acompanhamento da atividade”.

“Esta informação, para nós, é importante, mas é muito mais importante para os agentes económicos. A nossa intenção é partilhar todos os dados que tivermos com os nossos agentes económicos”, afiançou o mesmo responsável, questionando: “Para que é que nós temos informação guardada numa gaveta?”

O presidente da CVRA vaticinou ainda não ter “a mínima dúvida de que, daqui a um ano ou dois”, a informação contida na Data + vai ser muito superior, até porque “há um mês era metade” da que contém hoje.

“Nós temos necessidade de tomar decisões imensas no que diz respeito às empresas. Se tivermos essas decisões orientadas com informação, é claramente melhor”, defendeu.

Mais notícias

Évora: Escola Básica de São Mamede assinala final do ano letivo com festa e Cocaria

A Escola Básica de São Mamede, em Évora, promove no dia 19 de junho,...

Municipio de Évora lança concurso de 2,3M€ para redes de água e saneamento do novo Hospital Central do Alentejo

O Município de Évora lançou um concurso público, com preço base de 2.297.797,73 euros,...

Évora: Simpósio internacional debate papel dos museus comunitários

Especialistas de Portugal e Espanha vão estar reunidos em Azaruja, no concelho de Évora,...

Juíza da Relação de Évora nomeada inspetora judicial do Conselho Superior da Magistratura

A juíza desembargadora Sónia Alexandra Sousa de Moura, do Tribunal da Relação de Évora,...

Assembleia Distrital de Évora do PSD quer mais representatividade política do Alentejo

A Assembleia Distrital de Évora do PSD defende o “reequilíbrio da representatividade política do...

Évora_27 leva “Descansatividade” ao Pátio do Palácio Barrocal

A instalação “Descansatividade” vai estar patente no Pátio do Palácio Barrocal – Delegação Inatel...

Cáritas de Évora apoia 45 famílias afetadas pelas cheias em Alcácer do Sal e equipas continuam no terreno

A Cáritas Arquidiocesana de Évora apoiou 45 famílias afetadas pelas cheias registadas no concelho...

José Santos quer que Évora faça “a melhor participação de sempre” de um município na BTL

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, defende que Évora...

Concurso de Saltos realiza-se na Herdade da Mitra, em Valverde, a 27 de junho

O 1.º Concurso de Saltos do Departamento de Desporto e Saúde realiza-se no dia...

Mais visto