InícioReportagensVila Viçosa: Universidade Sénior...

Vila Viçosa: Universidade Sénior evoca Padre Joaquim Espanca, o «ícone» e patrono (c/fotos)

A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, em Vila Viçosa, celebrou esta terça-feira a memória do seu patrono, no Cineteatro Florbela Espanca.

Numa evocação ao trabalho do calipolense, no século XIX, o evento juntou muitos dos alunos e professores, mas também houve tempo para a história e para a música a cargo do coro da universidade.

Tratou-se assim da comemoração de um «ícone da nossa vila», segundo Beatriz Borrões, coordenadora da Universidade Sénior, que «nos deixou um legado, a nível da história e da cultura, que nos dias de hoje está presente».

Mesmo que todos os anos comemorado, este dia teve a particularidade da presença do vereador Tiago Salgueiro, «enquanto também historiador, para falar um bocadinho sobre o nosso patrono», uma forma de comemorar estes dias «de formas diferentes».

Para além disso, destacou a atuação do coro, que levou ao cineteatro «um bocadinho de música» para que fosse uma «tarde dinâmica».

Já o presidente da autarquia, Inácio Esperança, realçou que «recordar o Padre Joaquim Espanca é uma obrigação nossa», uma vez que «todos os calipolenses lhe devem muito».

«Foi o nosso cronista-mor do século XIX até ao final da sua vida e contou a história de Vila Viçosa como ninguém», acrescentou, dizendo ainda o autarca que «é inegável o seu contributo para o nosso conhecimento da história de Vila Viçosa até ao final do século XIX, e que bem que o fez».

Beatriz Borrões aproveitou ainda para fazer um «balanço positivo» do ano letivo 2024/25, já que termina no próximo mês de junho, e para relançar o ano seguinte.

«Este ano correu bem e já está em cima da mesa a preparação de um novo calendário», vincou a coordenadora, frisando que haverá uma parceria com a Fundação UNITATE no âmbito do programa CLDS.

Este programa vai ter o eixo do «envelhecimento ativo» e assim «uma parte significativa das nossas atividades vão ser realizadas em parceria com eles».

«Nós vamos ter o nosso calendário letivo, depois o CLDS vai integrar a Universidade Sénior nas atividades deles e isto trará uma dinâmica diferente à Universidade Sénior», acrescentou, referindo ainda que espera que «tenhamos novos alunos e que os que estão se mantenham».

De seguida, fique com a foto-reportagem, da autoria de Luís Diabão e Dinis Faneca.

Mais notícias

Câmara de Vila Viçosa dá início à requalificação da envolvente do Centro Multiusos de São Romão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deu início formal à empreitada de requalificação urbanística...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...

Ermida de São João do Carrascal é inaugurada a 30 de julho em Vila Viçosa

A Ermida de São João do Carrascal, também designada Ermida de São João da...

Vila Viçosa: Paço Ducal assinala Dia dos Avós com visita e workshop para avós e netos

O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Mundial dos Avós, no...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...