A Casa-Museu Florbela Espanca vai ser uma realidade em Vila Viçosa, depois do Turismo de Portugal ter aprovado financiamento, revelou-nos o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança.
Segundo nos disse o autarca, “tínhamos uma candidatura ao Programa Transformar de 300.000 € e foi agora aprovada na última reunião do Conselho Executivo do Turismo de Portugal”.
“Agora é começarmos a obra de remodelação e recuperação da casa do pai de Florbela e mais algumas pequenas obras que estão associadas”, frisou.
A candidatura agora aprovada prevê financiamento a 100% e vai permitir a reabilitação de um edifício localizado na Rua Gomes Jardim e que tem também forte ligação à poetisa calipolense, pois foi lá que Florbela Espanca casou, pela primeira vez, com Alberto Moutinho. Era também neste edifício que estava instalado a Photo Calipolense, o estúdio fotográfico do pai, João Maria Espanca.
“Com a criação desta Casa-Museu Florbela Espanca, já conseguimos criar um circuito urbano dedicado à poetiza, o que nos permite também entrar na Rota do Turismo Literário, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo”, concluiu o autarca.