Vila Viçosa terá museu que conta história de uma farmácia com mais de 100 anos

Farmácia Monte

A localidade de Vila Viçosa, no distrito de Évora, terá em breve um museu dedicado à farmácia, revelou hoje a autarquia.

Este novo museu surge na sequência de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Vila Viçosa e Dr. Victor Lopes para a Instalação do Museu da Farmácia Monte, em Vila Viçosa.

Segundo a informação disponibilizada, o museu vai contar a história da antiga e simbólica Farmácia Monte, situada na Rua Dr. António José de Almeida e que foi criada em 1912, contando com “um acervo farmacêutico verdadeiramente singular, bem como um valioso espólio de utensílios e equipamentos na área da farmácia, usados em períodos mais recuados para as práticas farmacêuticas.”

Explica ainda a edilidade que “trata-se, acima de tudo, de uma intervenção focalizada na valorização patrimonial deste espaço, através da musealização da antiga Farmácia Monte, permitindo, assim, enriquecer notavelmente o relevante património museológico local.”

“O protocolo agora aprovado, permite não só evitar que este património corra o risco de se perder ou degradar no futuro, mas também possibilita uma intervenção abrangente e concertada, encaminhada para valorizar, preservar e conhecer a evolução da história do medicamento e da prática farmacêutica em Vila Viçosa, que faz parte do imaginário da sociedade local”, conclui a autarquia calipolense.