InícioÚltimasVila Viçosa: Santuário da...

Vila Viçosa: Santuário da Padroeira de Portugal terá obras de conservação e restauro

A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa vai apresentar, no próximo dia 31 de maio, pelas 16h00, o projeto de conservação e restauro do Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, localizado em Vila Viçosa.

A sessão, que decorrerá no próprio santuário, será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e contará com a presença de diversas entidades envolvidas no processo de reabilitação do monumento, considerado um marco da identidade histórica e religiosa do país.

A iniciativa surge da colaboração entre a Régia Confraria e o Município de Vila Viçosa, que, face ao estado de degradação do edifício, articularam esforços para a concretização do projeto. Segundo os promotores, o plano está concluído e pretende assegurar a preservação do valor patrimonial, arquitetónico e simbólico do santuário, reconhecido como um núcleo essencial na candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa acolhe há séculos a devoção à padroeira de Portugal. Em 1646, o Rei D. João IV coroou a imagem da Virgem Maria como Rainha de Portugal, declarando-a oficialmente padroeira do reino. O local foi ainda palco da visita do Papa João Paulo II, em 14 de maio de 1982, durante a sua primeira deslocação apostólica ao país.

A Régia Confraria apelou à presença da comunidade e dos meios de comunicação na sessão de apresentação do projeto, sublinhando a importância da divulgação da intervenção prevista e da valorização do santuário como referência da memória coletiva nacional.

Mais notícias

Municípios do Baixo Alentejo alertam para risco de perder 5,3M€ do PRR em obras de saúde

Os municípios de Castro Verde, Moura, Ourique e Serpa exigem ao Ministério da Saúde...

Campo Maior: Rede de rega do Xévora inaugurada esta terça-feira num investimento de 19 milhões de euros

A Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, no concelho de Campo Maior,...

Vila Viçosa: Paço Ducal assinala Dia dos Avós com visita e workshop para avós e netos

O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Mundial dos Avós, no...

Alandroal: Investimento de 221 mil euros vai levar saneamento e nova rede de água a Casas Novas de Mares

O Município de Alandroal lançou um concurso público para a execução da empreitada de...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Câmara de Odemira está a averiguar legalidade das obras em imóvel do MAI

A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, disse hoje que está a verificar...