Vila Viçosa recua no tempo, esta quarta-feira, para assinalar o Dia da Restauração

Castelo de Vila Viçosa

A localidade de Vila Viçosa, no distrito de Évora, é considerada por muitos como a terra onde renasceu Portugal e nesse sentido o Município de Vila Viçosa vai celebrar o Dia da Restauração.

Vila Viçosa vai voltar a celebrar esta importante data, no próximo 1.º de dezembro, com um vasto programa cultural e através do qual se pretende assinalar e recriar os momentos históricos nacionais relacionados com a Aclamação do Rei D. João IV, 8.º Duque de Bragança e 1.º Rei da Dinastia Brigantina.

Neste dia, a localidade alentejana vai recuar alguns anos na sua história com um “Cortejo Histórico”, pelas 10h, a que se segue a “Aclamação de D. João IV”, num ato que decorrerá junto à estátua equestre no Terreiro do Paço e onde haverá oferta de chocolate quente.

Pela tarde do 1º de Dezembro, decorrerá um Recital de Música Clássica, na Igreja dos Agostinhos e pelas 18 horas será apresentado, nos Paços do Concelho, o livro “A Conceição de Portugal e do Brasil”, da autoria de António Trigueiros.

Já esta terça-feira, a autarquia informou que as atividades decorrerão seguindo todas as indicações de segurança e de cuidados das entidades competentes e da DGS.

Assim, a Autarquia informou que o Recital de Música Clássica, agendado no dia indicado, na Igreja dos Agostinhos (Panteão dos Duques de Bragança) terá uma limitação máxima de 100 lugares, sem marcação prévia e por ordem de chegada, e cujo acesso será permitido através do uso obrigatório de máscara, da apresentação do certificado digital (completo e válido) ou mediante a apresentação de teste negativo à Covid-19 (*).

As referidas normas serão, igualmente, aplicadas na apresentação do livro “A Conceição de Portugal e do Brasil”, do Eng.º António Trigueiros, a decorrer no mesmo dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e o qual terá um limite máximo de 30 lugares.