Vila Viçosa recebe sessão para ajudar a comunidade a “compreender” o Autismo: “Não é uma doença” (c/fotos)

Iniciativa no Cineteatro Florbela Espanca contou com especialistas e testemunhos de famílias para promover compreensão e inclusão

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebeu esta quinta-feira uma sessão dedicada ao autismo, que reuniu mais de 170 participantes, entre profissionais, familiares e comunidade em geral.

A iniciativa, promovida pelo projeto + Educação – Rumo ao Sucesso Escolar, teve como objetivo sensibilizar e esclarecer sobre o tema.

Em declarações aos jornalistas, a vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Mónica Lobo, destacou a adesão registada.

“Temos 170 inscritos e neste momento já estamos a receber pessoas que não estavam inscritas”, referiu, sublinhando que “é cada vez mais importante sensibilizar as pessoas para este tema e não ter tabus em falar dele”.

Sessão aberta à comunidade e com participação regional

De acordo com a autarca, a iniciativa foi dirigida a toda a comunidade e contou com participantes de vários concelhos do Alentejo Central. “Temos pessoas inscritas de Borba, Alandroal, Estremoz, de vários locais do Alentejo Central, o que para nós é bastante positivo”, afirmou.

A sessão integrou profissionais de diferentes áreas e familiares de pessoas com autismo. “Estamos aqui presentes todo o tipo de profissionais e também familiares, mães, pais, tios, avós, educadores, professores, auxiliares, pessoas de toda a comunidade”, referiu Mónica Lobo, acrescentando que este tipo de iniciativas constitui “uma mais-valia para todos”.

A responsável destacou ainda a necessidade de promover a compreensão do tema. “Muitas das pessoas têm dificuldades não só em aceitar, mas também em compreender”, disse, defendendo que estas sessões permitem “passar estratégias, clarificar situações e sensibilizar a comunidade”.

Testemunhos reforçam necessidade de sensibilização

Entre os participantes esteve Ana Filipe, mãe de uma criança com autismo, que sublinhou a importância de esclarecer conceitos. “O autismo não é uma doença, mas sim uma característica da criança”, afirmou.

Sobre a experiência pessoal, referiu que “houve desafios, houve momentos extremamente desafiantes, mas também extremamente gratificantes”, destacando o papel das famílias no acompanhamento das crianças.

A participante apontou ainda a existência de falta de sensibilização na sociedade. “Infelizmente, no nosso percurso tivemos momentos de preconceito e até discriminação”, disse, defendendo que estas iniciativas são essenciais para “sensibilizar as pessoas para que estas crianças tenham as mesmas oportunidades”.

Escola e comunidade com papel central

Ana Filipe destacou o papel da escola no acompanhamento do filho, de nove anos, diagnosticado com autismo aos dois anos. “Tenho sentido sempre muito apoio da escola, dos profissionais, sempre atentos às dificuldades”, referiu.

Atualmente, acrescentou, a criança encontra-se integrada. “Hoje é uma criança perfeitamente adaptada na escola e na vida social, está completamente integrada na sociedade”, afirmou.

Sobre a sessão, manifestou expectativa de que contribua para alterar perceções. “Espero que seja esclarecedor, que se desconstruam mitos e que as pessoas saiam daqui com uma mente mais aberta e mais consciente”, concluiu.

Iniciativa promove compreensão e inclusão

A sessão foi dinamizada por especialistas do CADIn e incluiu momentos de partilha, reflexão e transmissão de estratégias práticas para lidar com o autismo.

Para a organização, iniciativas deste tipo assumem um papel relevante na promoção da compreensão e da inclusão, reunindo diferentes perspetivas e experiências numa abordagem dirigida a toda a comunidade.

Mais notícias

Semana das Sopas Alentejanas decorre em Vila Viçosa até 11 de outubro

A Semana das Sopas Alentejanas começou esta segunda-feira, 5 de outubro, em Vila Viçosa,...

“Os alojamentos dos cinco concelhos estão praticamente esgotados”: Granfondo levou mais de 1.500 ciclistas à Serra d’Ossa (c/fotos)

Mais de 1.500 ciclistas juntaram-se este domingo, 4 de outubro, no Alandroal para participar...

Com presunto e Cante na bagagem, Ourique é município convidado da Feira de São Francisco em Redondo

Ourique é o município convidado da edição de 2026 da Feira de São Francisco,...

Entre o vinho e a olaria, a Feira de São Francisco em Redondo é “um momento de reencontros” (c/fotos)

A Feira de São Francisco reúne até 6 de outubro, no Parque de Feiras...

Suspeita de percevejos obrigou ao encerramento temporário do Posto da GNR de Vila Viçosa

Uma suspeita de presença de percevejos obrigou ao encerramento temporário do Posto Territorial da...

O pai construía instrumentos nas horas vagas, a filha dá-os a conhecer em Vila Viçosa (c/fotos)

Maria Vitória Fradique concretizou o desejo do pai de ver expostos os instrumentos de...

Vila Viçosa vai ter aulas de cavaquinho para pessoas com 60 ou mais anos

O projeto Laços de Sabedoria – CLDS 5G, promovido pela Fundação UNITATE, vai iniciar...

Um almoço, cerca de 300 pessoas e um obrigado: Monforte homenageia os seus seniores (c/fotos)

Cerca de 300 pessoas participaram esta quinta-feira, 1 de outubro, no almoço do Dia...

Sousel reúne cerca de 420 pessoas em almoço de reconhecimento aos idosos (c/fotos)

Cerca de 420 pessoas participaram esta quinta-feira, 1 de outubro, no almoço comemorativo do...