Sexta-feira, Setembro 13, 2024

Vila Viçosa: Quatro dezenas de jovens discutiram o futuro da democracia europeia (c/fotos)

- Pub -

Quarenta jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Espanha) participaram em Vila Viçosa, no distrito de Évora, num encontro sobre as eleições europeias, com a participação de eleitos locais e empresários.

Trata-se da segunda edição das Jornadas de Juventude da Eurorregião AAA (Alentejo, Algarve, Andaluzia), organizada pelos centros Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, Algarve e Huelva (Espanha), em parceria com o Conselho Andaluz do Movimento Europeu e a Câmara de Vila Viçosa.

Com o tema “Eleições europeias: Participação, valores e democracia”, a iniciativa tem como objetivo promover um debate sobre os compromissos europeus de proteger o modo de vida europeu e dar um novo impulso para a democracia europeia.

A sessão de encerramento ocorreu na tarde deste sábado, dia 28, e contou com a participação da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, de Filipa Santos Lopes, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, de Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e Mary Vargas, Presidente do Conselho Andaluz do Movimento Europeu.

Aos jornalistas, Alexandra Correia, Coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral explicou que foi um fórum onde “se refletiu não só sobre aquilo que temos, mas também sobre aquilo que queremos para o futuro e como é que cada um de nós pode contribuir.”

Foram dois dias intensos em que estes jovens trabalharam em grupos e participaram com muita abertura”, disse.

Para Alexandra Correia, estas jornadas mostraram que “há cada vez mais jovens com um pensamento crítico e com uma preocupação bastante relevante em relação ao futuro da União Europeia e em relação a variadas questões como é o caso do clima e do ambiente. Mas há outros temas que também os preocupam, no entanto, isso não quer dizer que não exista ainda muito por fazer.

A Coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral referiu ainda que “a população reflete muito pouco sobre as questões europeias, até às vezes sobre o que está à sua volta e sobre a comunidade em que está inserido, pelo que, torna-se importante haver jovens que estão preocupados e que manifestam essa preocupação”.

Este tipo de atividades são uma pequena contribuição para que todos participem mais naquilo que é de todos” concluiu Alexandra Correia.

Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, realçou o facto de “durante dois dias cerca de 40 jovens de países e regiões diferentes refletiram sobre os seus problemas, sobre a sua relação com a Europa e sobre o que acham que é necessário fazer para que haja mais participação dos europeus, nas eleições europeias, na vida da Europa e na vida de todos os cidadãos, o que é extremamente importante.

Inácio Esperança deixou claro que Vila Viçosa tem “condições para receber anualmente um encontro de jovens desta euroregião para refletir sobre a Europa, pois, importante para qualquer local do país ou do mundo, receber jovens a refletir sobre a democracia

Fique de seguida com imagens da sessão de encerramento:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Portalegre: UCC Ammaya Obtém Certificação da Qualidade do Ministério da Saúde

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Ammaya (Portalegre), integrada na Unidade Local de Saúde do Alto Ave, E.P.E....