A Câmara Municipal de Vila Viçosa vai investir 700 mil euros nas Piscinas Municipais no próximo ano.
Segundo o presidente do município, Inácio Esperança, em declarações a’ODigital, esta obra vai durar cerca de «12 meses», tentando-se «articular para que não haja interferência nos balneários», durante a época balnear.
«Para que que se consiga manter a piscina aberta durante o verão e se faça a obra dos balneários entre o outono e o inverno», acrescentou.
Desta forma, a empreitada terá a ver com a «eficiência energética», com a remoção dos telhados «que têm produto com amianto e têm de sair», com a climatização e com a tela do tanque.
Para além disso, os balneários serão também remodelados, assim como colocados painéis solares «para aquecimento das águas e substituído o filtro.
Ainda será remodelada a canalização e a caldeira da piscina coberta «que será a pellets».
Mesmo sendo vincando que é para é começar «dentro do próximo ano», o autarca não garante datas: «Não sei bem quando ainda, mas é quando queremos iniciar».
Isto porque há uma candidatura associada a esta empreitada às ITI-CIM, que até já tem o «projeto concluído».
«O projeto tem o valor de 700 mil euros para execução e temos um financiamento garantido, até agora, de apenas menos de 300 mil euros», detalhou o presidente.
Inácio Esperança afirmou que quer «mais dinheiro aprovado» do Sistema de Incentivos de base territorial e que está a «trabalhar nesse sentido».
Tendo já garantido o valor referido, «de monta», a autarquia vai «avançar com a obra», que terá de estar pronta «em 2027».