O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, disse hoje que no novo dossier de Candidatura a Património Mundial da UNESCO “há uma visão estratégica nova”.
Inácio Esperança falava aos jornalistas momentos antes do início de uma reunião de trabalho com os membros da Comissão Executiva, da Coordenação da Candidatura, dos Colaboradores Científicos e dos Parceiros Institucionais da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.
A reunião de trabalho decorreu no Salão Rosa do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, no distrito de Évora, e estiveram presentes nesta reunião várias entidades como a Fundação da Casa de Bragança, a Direção Regional de Cultura, a Universidade de Évora, entre outros técnicos e investigadores que têm colaborado nesta candidatura.
Inácio Esperança começou por explicar que “o dossier de candidatura é um dossier completamente renovado, inclui obviamente algumas partes que já constavam no dossier anterior, nomeadamente nos textos históricos e na contextualização inicial, mas tudo o resto é novo, quer o plano de gestão, novos textos que foram incluídos, entre muitos outros aspetos.“
De cordo com o edil, no novo dossier “há uma visão estratégica nova, porque a outra não foi aceite pelo grupo de acompanhamento e agora pretende-se que as comissões validem esta súmula de tudo o que foi trabalhado por cada uma destas comissões e dos seus elementos, que trabalharam determinadas áreas e temas, e hoje mostramos o resultado final para de alguma forma conseguir a sua validação”.
Como ODigital.pt já tinha noticiado, o processo de reformulação da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial está concluído, tendo agora Inácio Esperança referido que “o processo está fechado ao exterior, não ao interior, porque a análise que a comissão vai fazer é extremamente importante porque é uma validação técnica e científica da proposta aqui apresentada.”
“É um documento que está mais de acordo com as indicações da Comissão da UNESCO para que não seja novamente reprovado e é isso que vamos tentar, não temos obviamente certezas porque não nos cabe a nós decidir, caberá à Comissão, mas fomos ao encontro daquilo que vinha na rejeição do anterior projeto”, frisou.
“Mantém-se a expectativa, desta vez procurámos fazer diferente, envolvemos toda a comunidade, escolas, pessoas, empresários, Comunicação Social, instituições de Vila Viçosa, abrimos a um co-promotor, a Fundação da Casa de Bragança, e tentamos envolver toda a comunidade, no sentido de conseguirmos esta classificação” conclui Inácio Esperança.
Fique de seguida com algumas imagens desta reunião:




























