O Município de Vila Viçosa anunciou esta quarta-feira que regularizou, junto da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), uma dívida que datava de 1984.
Uma despesa com 40 anos que foi criada «por incumprimento de pagamento relativamente a projetos que iam sendo executado e a Câmara Municipal de Vila Viçosa não pagava», segundo Inácio Esperança, presidente da autarquia, em declarações a’ODigital.
De lá para cá, houve «diferendos sobre se se devia pagar ou não, se os projetos tinham ou não sido executados», mas o que é certo é que, «a pouco e pouco, fomos tentando comprovar se esses projetos tinham sido executados e não tinham sido pagos».
O autarca revelou que, quando iniciou o seu mandato, em 2021, a dívida era de 305 mil euros, sendo que «havia 100 mil euros que ainda eram pertença de uma instituição que já não existe, que é a Associação de Municípios do Distrito de Évora», antecessora da CIMAC.
Desta forma, «à medida que se iam validando essas faturas, fomos pagando» e chegou ao dia 19 de novembro de 2024, esta terça-feira, quando foi feito «o último pagamento por transferência bancária» à Comunidade Intermunicipal.
Inácio Esperança sublinhou que «o que o município fez foi, para além de ir pagando aqueles que se foram fazendo agora, à medida que foram validadas essas despesas, pagando as faturas de 1984 até hoje que estavam por validar e por pagar».
Deixou ainda um agradecimento à CIMAC, porque «não cobrou juros», já que «se os cobrasse, a dívida era muito maior».
O saldar desta dívida, segundo o autarca, deixa o «mapa de endividamentos» do município a «zeros».
Para além disso, esta era uma questão que «nos deixava bastante desconfortáveis, quando sentávamos com as 14 câmaras, por ter uma dívida perante todos os outros».
«No fundo, os outros estiveram a suportar custos que eram nossos, porque todas as atividades e todos os projetos que foram feitos já tinham sido pagos», acrescentou.
O presidente referiu ainda que sente «orgulho por andar de cara lavada» junto dos seus «pares», o que «não nos acontecia desde 1984».