Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Vila Viçosa: Município celebra os 130 anos da «incompreendida» Florbela Espanca (c/fotos)

O Município de Vila Viçosa comemorou este sábado os 130 anos do nascimento de Florbela Espanca.

Com uma sessão literária realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, a professora Elsa Ligeiro explicou a obra, a vida e as inspirações da poetisa calipolense.

 «Veio contar o seu percurso literário, a forma como sentiu inspiração para a sua obra poética e também para a forma como encarou a sua vida, os seus fracassos, as suas desilusões e a forma como também esses fatores negativos acabaram por influenciar a sua obra», segundo Tiago Salgueiro, vice-presidente da autarquia.

Tratando-se de «uma figura emblemática da literatura universal» e de uma «mulher exemplar a vários níveis, que não foi compreendida no seu tempo», a ideia com a celebração é a de «continuar» a relembrar o nome de Florbela.

«A nossa ideia aqui é celebrar o nome da poetisa e também da sua família e perceber a forma como Vila Viçosa, no fundo, a inspirou ao longo da sua vida para a produção da sua obra poética, que é absolutamente singular e que é para nós também um motivo de orgulho», destacou.

Sublinhando a “incompreensão”, o autarca vincou que «sabemos hoje que Florbela. sentia um pouco a rejeição quando vinha a Vila Viçosa, porque realmente a sociedade conservadora de então não compreendia bem uma mulher, escritora, divorciada».

Desta forma, estas iniciativas pretendem também «desmistificar» a dúvidas de um nome que conseguiu «quebrar a corrente» no início do século XX e «ser uma referência, hoje e também no seu tempo».

«Sabemos hoje, ao ler os seus textos, que o seu papel foi absolutamente fundamental e acaba por caracterizar aquilo que era uma certa insatisfação vivida nesse tempo», acrescentou.

Afirmou ainda que «é nossa obrigação, enquanto calipolenses, valorizar cada vez mais a sua obra», assim como passar o seu trabalho para os mais novos.

«Temos desenvolvido também essas iniciativas através do Plano Local de Leitura, que vai ser implementado no próximo ano», frisou, dizendo ainda que «a nossa ideia, através do que temos organizado e vamos organizar, é trazer as escolas até nós e dar a conhecer melhor aquilo que foi a vida e a obra de Florbela Espanca»

Confessou que «as escolas estão cada vez mais atentas a este fenómeno» e que «estes pequenos contributos» conseguem «fortalecer os laços que unem Vila Viçosa a Florbela Espanca e também dar a conhecer aos mais novos o notável contributo que a poetisa deu».

Tiago Salgueiro atirou ainda que há planos de integrar as obras da poetisa no Plano Nacional de Leitura: «Estamos a fazer os possíveis».

«Já foi feita uma tentativa no passado, relativamente a essa matéria», complementou.

Para além disso, relevou que dia 19 haverá uma «exposição comemorativa sobre os Espanca», uma «família singular», e que vai ficar patente no Cineteatro Florbela Espanca.

Veja agora as imagens da sessão literária.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Beja: Politécnico disponibiliza 120 computadores a docentes

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) disponibilizou 120 computadores portáteis a docentes, numa aposta que visa a modernização do...