Domingo, Junho 4, 2023
Pub

Vila Viçosa lançou revista cultural que “mostra a cultura, as tradições e o património” local (c/fotos)

Mais notícias

A Câmara Municipal de Vila Viçosa apresentou, este domingo, mais um número da Revista de Cultura Callipole.

A apresentação do nº28 da revista decorreu no Hotel Solar dos Mascarenhas, no centro histórico de Vila Viçosa

Uma cerimónia que contou com uma sala cheia, para o lançamento de uma revista que foi criada em 1993 pela autarquia calipolense e conta já com cerca de trinta números e duas edições especiais.

O ato de apresentação da revista contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, do sub-diretor da revista, Licínio Lampreia, de Luís Sebastião, do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e José Ribeiro, da empresa Rainho & Neves Artes gráficas.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, referiu “esta revista continua a ser um orgulho, porque de facto é a maior de todas as revistas, tem várias secções, desde o património histórico, à cultura, tem artigos muito interessantes sobre a camoniana que temos em Vila Viçosa, ou seja, no fundo, permite-nos mostrar Vila Viçosa aos Calipolense, a Portugal e ao mundo.

O autarca destacou o facto da revista permitir “mostrar a nossa cultura, as nossas tradições, o nosso património ao mundo inteiro e ainda permitir que algum património de outros seja falado aqui”.

Com o lançamento da edição n.º28, foi revelado que vão ser possível aceder a vários números da revista via online, referindo o autarca que “trata-se principalmente de uma ferramenta de trabalho para quem quiser estudar Vial Viçosa e já não tem possibilidade de adquirir as edições mais antigas e assim fica com a possibilidade de aceder online”.

Apesar de termos lançado agora o número 28, já temos em carteira o número de artigos suficientes para começar a elaborar o próximo número, o que quer dizer que o tema Vila Viçosa não se esgota, até porque este concelho tem uma história quase inesgotável, até porque todos os dias se estão a descobrir situações novas de relevo histórico”, frisou.

Inácio Esperança considero esta revista como “um contributo importante para a Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, pois, não há candidatura e não há património da Humanidade se não houver conhecimento sobre o património que queremos candidatar e esta revista dá um enorme contributo para o conhecimento deste património, quer material, quer imaterial.”

Fique de seguida com as imagens do ato de lançamento, numa reportagem de Hugo Calado:

- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -
- Pub -

Outras noticias

Suspeito de tráfico de droga detido pela GNR em Borba ficou em prisão preventiva

Um homem de 23 anos foi detido pela GNR, no concelho de Borba, distrito de Évora, por suspeitas de...