Terça-feira, Junho 6, 2023
Pub

Vila Viçosa inaugurou banco em mármore que homenageia Florbela Espanca (c/fotos)

Mais notícias

A partir deste sábado a localidade de Vila Viçosa, no distrito de Évora, passa a ter no espaço público um banco poético em mármore, numa iniciativa que partiu do Projeto Cultural Momento de Poesia e Música.

O banco foi inaugurado este sábado, num momento cultural que decorreu junto à Capela de S. João, local onde vai ficar instalado o banco e onde estiveram presentes várias personalidades locais, tendo atuado o Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, o Grupo coral Alentejanando e ainda José Figueira – Produtor de teatro, diretor da Casa das Cenas. Pela tarde decorreu mais um momento cultural numa unidade hoteleira de Vila Viçosa.

Em declarações aos jornalistas, Manuel Talhinhas, Coordenador do Projeto Cultural Momento de Poesia e Música frisou que “este evento insere-se numa preocupação de desenvolvimento do gosto da prática da língua portuguesa. Quanto melhor, quanto mais lermos, melhor nos expressamos e assim melhor os outros nos compreendem.”

Para Manuel Talhinhas, “a poesia é importante para todos os lugares do mundo, pois pressupõe comunicação e paz, pelo que, assim fica perpetuada na via pública, com este banco que tem um significado especial, pois para além de celebrar a nossa grande poetisa trata-se do primeiro objeto de arte urbana que é colocado em Vila Viçosa.”

Já Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa referiu que “foi uma homenagem à poesia e à nossa maior poetisa Florbela Espanca”, congratulando-se pela “inauguração um banco que tem uma inscrição de Florbela Espanca. O projeto foi elaborado por um arquiteto de renome e assume-se como uma homenagem a Florbela Espanca, e também a Vila Viçosa”.

“Vila Viçosa também é poesia”, referiu Inácio Esperança, que salientou ainda que “Vila Viçosa está integrada na rota do turismo literário e a poesia tem uma componente muito forte. Pretendemos durante este ano abrir a Casa Florbela Espanca”.

O banco agora inaugurado é da autoria do arquiteto Pedro Bastos, que afirmou, que “este meu trabalho é também uma homenagem a Florbela Espanca, o banco é de Vila Viçosa, foi elaborado com pedra natural da região, é uma peça que se destaca pela sua simplicidade, pois o mais importante é homenagear os versos da poetisa, Florbela Espanca e Vila Viçosa. Sinto-me orgulhoso pela elaboração desta peça e espero que Vila Viçosa desfrute do banco.”

Fique de seguida com as imagens desta iniciativa, numa reportagem de Hugo Calado:

- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -
- Pub -

Outras noticias

O tempo para hoje… 6 de junho

Depois de uma segunda-feira sem chuva em grande parte do Alentejo, esta terça-feira prevê-se alguns períodos de chuva ao...