Sábado, Janeiro 18, 2025

Vila Viçosa homenageia a missão Tenshö com a inauguração da Rua “Embaixada Japonesa Tenshö” (c/fotos)

Vila Viçosa celebrou na passada sexta-feira, 6 de dezembro, um momento de valorização histórica e cultural com a inauguração da Rua da “Embaixada Japonesa Tenshö”.

Situada na Urbanização Vale de Judeus e Olival do Macaco, esta artéria, anteriormente designada Rua 6, recebeu o novo nome numa cerimónia que procurou reforçar os laços entre Portugal e o Japão, homenageando a histórica missão japonesa Tenshö, enviada à Europa no século XVI.

A missão Tenshö, a primeira embaixada japonesa a visitar o continente europeu, marcou um momento único nas relações internacionais ao trazer representantes japoneses a Vila Viçosa, onde estabeleceram contacto com o Duque de Bragança. Durante uma semana, Vila Viçosa foi palco deste encontro, agora perpetuado com a atribuição do nome da missão a uma das suas ruas.

O evento contou com a presença de Ryuno Shoji, Chefe de Missão Adjunto da Embaixada do Japão, que destacou a importância do gesto. «Agradecemos a Vila Viçosa por fazer parte da história do Japão e pela forma calorosa como sempre fomos recebidos pelas pessoas desta terra. Estamos disponíveis para continuar a trabalhar para que esta relação de proximidade entre o Japão e Vila Viçosa produza frutos para a história dos dois países», afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sublinhou o significado desta homenagem no contexto histórico e cultural da vila. «Estamos a celebrar a centralidade de Vila Viçosa no mundo há 440 anos. Naquela época, esta vila era um dos centros do mundo, escolhida pelos embaixadores japoneses para conhecer o Duque de Bragança, uma das figuras mais influentes da época. Este evento reforça, também, os objetivos da nossa candidatura a Património Mundial, que esperamos ver avaliada em 2025 e aprovada em 2026», afirmou.

Além do significado histórico, Inácio Esperança salientou a vertente turística desta iniciativa. «Queremos continuar a estreitar relações com o Japão, especialmente com as regiões de Osaka e Nagasaki, que já têm laços com Vila Viçosa, resultado de investigações realizadas pelo vereador Tiago Salgueiro. Este é um contributo para divulgar Vila Viçosa internacionalmente e perpetuar a memória histórica para as gerações vindouras», acrescentou.

O autarca destacou ainda a importância de preservar momentos históricos como o da missão Tenshö, cujo legado permaneceu esquecido durante séculos até ser recuperado através de investigações históricas recentes. «É fundamental que as gerações futuras compreendam a centralidade de Vila Viçosa na história mundial, um papel que esta vila desempenhou há 440 anos e que agora celebramos com esta homenagem», concluiu.

Fique de seguida com algumas imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Autárquicas 2025: Gonçalo Naves é candidato do movimento MAIS à Câmara de Sines

O vereador eleito pelo MAIS, Gonçalo Naves, de 28 anos, vai ser o candidato deste movimento independente à Câmara...