Quinta-feira, Maio 23, 2024

Vila Viçosa: História dos soldados britânicos da Guerra Peninsular detalhada em livro

- Pub -

A Câmara Municipal de Vila Viçosa acolheu, esta quarta-feira, a apresentação do livro “Os Três Cemitérios dos Ingleses em Vila Viçosa”, da autoria de Tiago Salgueiro e Manuel Pinheiro.

A obra pretende ser uma coletânea de documentos históricos sobre a presença inglesa por terras calipolense, segundo Tiago Salgueiro: «Foram encontradas várias referências a Vila Viçosa e à passagem de soldados ingleses aqui pelo nosso concelho»

«A partir daí, lançamos uma investigação, feita no âmbito do município, que permitiu constatar a existência de três cemitérios de soldados ingleses da Guerra Peninsular, precisamente aqui em Vila Viçosa», disse o co-autor da obra.

«Houve aqui oportunidade de investigarmos um pouco mais sobre esta questão em particular. Identificamos três locais diferentes de enterramento de soldados. Por serem protestantes, acabaram por ficar em locais diferentes dos cemitérios católicos», sublinhou ainda em relação à história, acrescentando ainda que «com a investigação, foi perceber que Vila Viçosa era uma placa giratória em termos da circulação das tropas aqui pelo Alentejo».

Tiago Salgueiro falou ainda no desconhecimento destes factos para os calipolenses: «Já tínhamos algumas referências por parte do cronista Padre Joaquim Espanca».

Ainda assim, «Conseguimos aqui localizar os espaços que era o mais difícil. Essa pesquisa levou algum tempo. Tivemos de nos deslocar ao terreno, consultar diversa documentação, quer de fontes britânicas, quer de fontes nacionais. A partir daí fizemos o mapeamento desses espaços. Era interessante fazer aqui um enquadramento histórico para dar a conhecer esta história às pessoas.», sublinhou.

«Achamos que, do ponto de vista do turismo militar, este é mais um contributo para a notável história de Vila Viçosa, que tem sempre capítulos novos a descobrir», concluiu. O livro vai estar disponível na Câmara Municipal de Vila Viçosa, no Posto de Turismo e nos museus municipais.

Fique de seguida com a foto-reportangem de Dinis Faneca.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Festival Aéreo da Força Aérea volta aos céus de Beja

A Força Aérea organiza o maior festival aéreo nacional, o Beja Air Show, com uma novidade: dois dias de...