Vila Viçosa: Entregar a farda a N.S. da Conceição é um “testemunho da minha fé”, disse o Almirante Silva Ribeiro (c/fotos)

O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, o Almirante Silva Ribeiro, a poucas semanas de cessar funções entregou uma das suas fardas à Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa.

A entrega ocorreu, esta segunda-feira, numa sessão que se realizou na sede da Régia Confraria e que contou com a presença do Almirante Silva Ribeiro, do Juiz da Régia Confraria, Fernando Pinto, do presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, entre outras entidades locais.

O Almirante Silva Ribeiro explicou que “o primeiro motivo para ter oferecido esta farda aqui ao Santuário tem a ver com a minha devoção a Nossa Senhora e também a São Nuno de Santa Maria”, acrescentando que “outro dos motivos tem a ver com o meu mandato de Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, que está prestes a terminar, e tive aqui em Vila Viçosa sempre um grande acolhimento, uma grande manifestação de simpatia, de apoio, de dedicação às Forças Armadas e, portanto, eu achei que por estas duas razões que foram consubstanciadas em tantas visitas, em tantas manifestações desse carinho e dessa amizade, eu deveria oferecer uma das minhas fardas a Vila Viçosa.”

“Neste momento de fim da minha carreira, eu quis, como testemunho da minha fé, da minha devoção a Nossa Senhora e a São Nuno de Santa Maria e ao mesmo tempo, do meu agradecimento aos Calipolense aqui representados, oferecer a minha farda como testemunho dessa devoção e também desse apreço por tudo aquilo que fizeram por mim durante o meu mandato”, concluiu.

Já Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria, referiu que “Nossa Senhora está na mais pura genética do povo, justamente apelidado de Santa Maria e aqui, onde tantas vezes os exércitos e os seus líderes maiores aqui vieram louvar e rogar o cumprimento do seu maior e melhor desiderato manter-nos como nação e uma nação de paz e em paz e este gesto do Senhor Almirante enquadra-se nos tantos gestos que, ao longo da História de Portugal e sobretudo em momentos decisivos, foram recebidos pela Padroeira de Portugal da parte das Forças Armadas.”

“Foi muito bom, foi um privilégio receber o Senhor Almirante aqui neste santuário, mas não dispensamos a sua presença, sempre orgulhosos de que sinta em cada visita o bom sabor do regresso a casa, a esta casa que é sua”, concluiu Fernando Pinto.

Fique de seguida com as imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado:

Veja também:

Kariba recupera das infeções, mas dificuldades com transporte condicionam chegada ao Santuário de Elefantes no Alentejo

A elefante Kariba está quase apta para viajar do ponto de vista médico, mas...

Vila Viçosa recebe espetáculo gratuito para seniores com Carlos Coincas 

Um espetáculo musical gratuito destinado a pessoas com 60 ou mais anos vai assinalar...

Vila Viçosa: Exposição coletiva patente na Galeria Aqui d’El Arte

“A Água dos Olhos” é o título da exposição de artes plásticas, que reúne...

Autarca de Vila Viçosa alerta que centralização dos fundos europeus pode prejudicar municípios mais pequenos

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, manifestou esta quarta-feira, em...

Incêndio em Vila Viçosa entra em fase de conclusão

O incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, no Alto de...

Incêndio em Vila Viçosa mobiliza mais de meia centena de operacionais (c/fotos)

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, numa zona de pasto...

“Chorando do Império à República”: Paço Ducal de Vila Viçosa recebe concerto de choro brasileiro

A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, no dia 30 de outubro,...

Freguesias ameaçam fechar serviços em todo o país: «Nós também fechamos», diz autarca de Vila Viçosa

A presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu,...

Vila Viçosa: Apresentação do livro “A Minha primeira Florbela Espanca” no domingo

O livro “A Minha primeira Florbela Espanca”, de António Rocha Pereira, Francisco Caeiro e...