Vila Viçosa, no distrito de Évora, voltou a encher-se de fé e tradição na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, comemorada anualmente a 8 de dezembro.
A festa, que atrai milhares de devotos de todo o país, é um momento de grande importância religiosa para a vila, que se veste de gala para honrar Nossa Senhora da Conceição.
A celebração deste ano contou com uma série de atos litúrgicos e processionais, que atraíram uma vasta multidão de fiéis. A procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, que percorreu as principais ruas da vila, foi o ponto alto da festividade, com milhares de pessoas a acompanhar a imagem da padroeira. Muitos fiéis participaram da procissão, enquanto outros se posicionaram ao longo do percurso para venerar a imagem.
Além de diversas ordens religiosas, as cerimónias contaram com a presença dos os Duques de Bragança, que se juntaram a outras entidades civis e militares na longa procissão.
Como é tradição, a procissão contou ainda com a presença de romeiros a cavalo, que vieram de Estremoz para participar nesta celebração de fé, reforçando o caráter de união e devoção que caracteriza esta solenidade.
As celebrações, que atraem todos os anos um grande número de visitantes à vila, releva o peso religioso e cultural da Solenidade da Imaculada Conceição em Vila Viçosa, consolidando-a como um dos principais momentos de celebração da região.
Fique de seguida com as imagens desta procissão, numa reportagem de Hugo Calado: