Vila Viçosa: Congresso internacional sobre Nossa Senhora da Conceição adiado para 2022

Congresso sobre nossa Senhora

Como tínhamos noticiado, Vila Viçosa deveria receber em março de 2020 um congresso, intitulado: “Mulher, Mãe e Rainha. Nos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal”, promovido pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM), um evento que agora foi adiado.

De acordo com a informação que nos chegou, o congresso foi adiado para os dias 24, 25 e 26 de março de 2022, devido “às contingências sanitárias que atualmente o País enfrenta”.

Entretanto o IPPEM revela que para assinalar a efeméride dos 375 anos da Coroação será realizada uma jornada que, entretanto, se fará publicitar. 

Recorde-se o congresso, que decorrerá em Vila Viçosa. Pretende ser um fórum de estudo abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, esperando-se os diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal.

O congresso, para além de reunir os mais conhecedores e especialistas nas várias áreas do saber, está aberto à participação ativa de quantos queiram associar a sua investigação através de comunicações autopropostas. É inegável que o Povo português tem uma forte identidade mariana, que no Congresso melhor queremos conhecer, nos seus fundamentos e expressões.

Para mais informações sobre este evento clique aqui.