O Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa recebeu esta terça-feira as celebrações do Dia do Idoso.
Segundo a vereadora calipolense, Mónica Lobo, estiveram presentes cerca de 300 idosos que tiveram oportunidade de participar numa «tarde divertida, tal como a dos anos anteriores».
Houve lugar para «um bailarico», para uma «atuação de um mágico», assim como dos «jogos tradicionais» e ainda de um «lanche partilhado».
Em relação aos mais velhos, a vereadora referiu que estiveram presentes «pessoas com vários tipos de dependência», já que há pessoas com «uma dependência mais elevada, moderada e até pessoas completamente ainda autónomas».
Ainda assim, considerou que «é sempre uma mais-valia para eles estarem aqui, a conviver uns com os outros» e que «cada vez há necessidade de envolvermos os seniores em todas as atividades».
«Os mais velhos já contribuíram bastante para o país e é importante envolvê-los e dar lhes também estas alegrias», acrescentou, dizendo ainda que «foi uma vida muito dedicada ao trabalho e eles merecem isto, na reta final da vida».
Mónica Lobo vincou que «muitos deles têm histórias muito complexas», mas que «todos para lá caminhamos». «Efetivamente, as condições que atualmente temos não eram as condições que eles tiveram nas nossas idades», adicionou.
Estando também presentes colaboradores do Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro de Dia do lar de Vila Viçosa e ainda da Unidade de Cuidados Continuados (UCC), a autarca explicou que essas presenças servem «para desmistificar as respostas sociais».
«Há muita gente que pensa que o lar é para morrer, mas não é bem assim», destacou, complementando que «o lar também dá bem-estar e promove a qualidade de vida em muitos casos, e cuidam deles 24/24 horas durante 365 dias».
Para atividades futuras, Mónica Lobo explanou que vai haver «ações sobre burlas», que vão ser promovidas pela GNR, juntamente com o setor social do município e a UCC.
«Consideramos que é bastante importante, já que cada vez há mais burlas aos nossos idosos, porque muitos estão isolados. Muitas das vezes acabam por cair nesse tipo de ação que pessoas maldosas fazem. Felizmente no nosso concelho, não é muito usual. É uma questão de prevenção», atirou.
Também frisou que, com a abertura do cineteatro calipolense no horizonte, estará a ser preparado «trazer uma revista» para os idosos: «Penso que estão muito ansiosos por esse momento e era essa a nossa atividade para hoje».
«Todas as atividades que pensamos para eles, são de forma que realmente se sintam mais uma vez participantes na comunidade e não excluídos», realçou ainda Mónica Lobo.
Este evento foi uma organização das IPSS’s do concelho e ao município coube o apoio logístico.
De seguida, fique com a foto-reportagem das comemorações do Dia do Idoso, em Vila Viçosa.