A Câmara Municipal de Vila Viçosa restaurou uma pintura do séc. XVII e entregou-a ao Museu de Arte Sacra.
A obra, que inicialmente esteve no museu, estava agora localizada no Passo do Rossio e São Paulo, perto do Mercado Municipal.
Trata-se de “Calvário”, uma tela de caráter tenebrecista e constitui uma figuração clássica da Virgem, Santa Maria Madalena e São João Evangelista e santos de devoção particular: Santa Inês e São Luís Rei de França.
Um investimento de cerca de quatro mil euros, resultado da parceria entre o município e Fábrica Paroquial de São Bartolomeu.
Segundo Tiago Salgueiro, vice-presidente da autarquia, aos jornalistas, este é «talvez uma das mais importantes peças de pintura do nosso acervo de arte sacra» e que foi restaurada devido «ao passar dos anos, à insolação, variações de temperatura e humidade».
Danos que foram agora «revertidos», depois de estar no Passo desde 1997, ano em que foi levada para “vestir” a estação da Via Sacra.
«Foi escolhida esta tela, porque é das mais importantes da coleção, mas começou a degradar-se e foi necessário proceder a esta intervenção», destacou o vice-presidente.
A partir desta terça-feira, a obra está patente no museu, que fica com «uma nova e notável obra que vai em muito acrescentar à rica coleção».
Questionado acerca das restantes estações, Tiago Salgueiro referiu que «já em 2025» estão planeadas «outras intervenções a nível da recuperação de algumas telas», que «à partida» ficarão no local, «cumprindo todas as regras e normas de segurança».
No Passo do Rossio e São Paulo ficará, também a partir de agora, uma cópia desta obra.
De seguida, fique com as imagens da obra e do ato de entrega.