InícioCulturaVila Viçosa: Bencatel recebe...

Vila Viçosa: Bencatel recebe Festival do Touro a partir desta sexta-feira

A aldeia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, vai receber, entre os dias 24 e 29 de maio, o Festival do Touro, numa organização da Associação Tauromáquica Bencatelense.

Um evento que vai contar com encerros de touros, largadas, vacadas, uma tertúlia taurina e uma matiné, numa festa que pretende honrar a «tradição tauromáquica do povo», segundo Luís Marmelo, presidente da associação, em declarações a’ODigital.

Uma festa que não é novidade para os bencatelenses, pois outra associação já a tinha organizado, mas que se perdeu com a extinção da mesma: «Começámos com essa tradição outra vez».

«Eu pessoalmente sou de Bencatel, nasci cá. Desde dois mil e três que havia o grupo de forcados, crescemos sempre nisto e havia uma associação que fazia este tipo de festas. De há doze anos para cá, essa associação extinguiu-se», reforçou o presidente.

Com essa efeméride, Luís Marmelo afirmou que «voltámos a reerguer essa associação e pegámos no que foi o passado», tendo a aldeia entrado «nessa aventura de novo».

«Pretendemos também voltar a fomentar e a marcar a nível nacional, porque Bencatel é conhecida a nível nacional em termos de tauromaquia», sublinhou Luís Marmelo, acrescentando ainda que «a cultura também é um bocado agarrar o que era o passado e evoluí-la».

«É um seguimento do que foi o passado», referindo-se ao evento, atirando ainda que «Bencatel, no concelho, é, se calhar, onde nasceram mais forcados, onde nasceu a tauromaquia também».

Em relação aos apoios e gastos no festival, Luís Marmelo agradeceu à autarquia de Vila Viçosa e à Junta de Freguesia de Bencatel que «fizeram tudo para pagar todas as despesas» e destacou ainda que em 2025 poderá haver uma nova edição do Festival do Touro.

Pode, em baixo, consultar o programa na íntegra.

Festival do Touro 2024

Mais notícias

Vila Viçosa: Paço Ducal assinala 200 anos do Juramento da Carta Constitucional com palestra e concerto

O Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, no próximo dia 31 de julho, uma...

Festas de Santa Catarina levam quatro dias de música, tradição e garraiadas a Pardais (Vila Viçosa)

As Festas em Honra de Santa Catarina vão decorrer em Pardais, no concelho de...

Vila Viçosa passa a exigir documento de identificação para entrada nas Piscinas Municipais

A apresentação de um documento de identificação passará a ser obrigatória para todos os...

Viagem da elefante Kariba para o Santuário do Alentejo adiada devido a um abcesso numa pata

A viagem da elefante Kariba para o Santuário de Elefantes do Alentejo, localizado entre...

Vila Viçosa: Paço Ducal recebe palestra sobre D. Maria II no bicentenário do Juramento da Carta Constitucional

O Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, no próximo dia 31 de julho, pelas...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

PS de Vila Viçosa elege novos órgãos concelhios e reforça representação distrital

O Partido Socialista de Vila Viçosa elegeu os novos órgãos da Secção Concelhia, na...

Vai haver uma recolha de sangue em Vila Viçosa e todos podem ajudar

A Cruz Vermelha Portuguesa de Vila Viçosa promove, no próximo dia 25 de julho...

UNITATE vai criar cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa “onde se toma café, mas também se pertence”

A Fundação UNITATE vai criar dois cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa, num...