Quarta-feira, Novembro 29, 2023

Vila Viçosa: Autarquia quer transformar antigo lavadouro em Centro de Arte Contemporânea

- Pub -
- Pub -

Mais notícias

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, no distrito de Évora, pretende transformar um antigo lavadouro municipal num centro de arte contemporânea, revelou-nos o vice-presidente da autarquia, Tiago Salgueiro.

De acordo com o autarca, “temos este espaço municipal que neste momento dá serventia a várias funções, mas temos ali a ideia de tentar criar um centro de arte contemporânea”.

Tiago Salgueiro explicou-nos que autarquia tem a intenção de “reabilitar aquele espaço, mantendo a sua estrutura original e tentar desenvolver aí algumas iniciativas que estão relacionadas com a arte contemporânea”.

Vila Viçosa tem um grande património, sobretudo a nível do século XVI e do século XVII e realmente falta nesta localidade, em termos de oferta turística e oferta cultural, uma vertente relacionada com a arte contemporânea”, frisou o vice-presidente.

Tiago Salgueiro destacou o facto de haver “vários artistas contemporâneos também a trabalhar em Vila Viçosa e o nosso objetivo no espaço do lavadouro, mantendo o estendal e à parte dos antigos tanques, é criar uma estrutura que permita, no fundo, acolher exposições temporárias.

Vamos avançar também efetivamente com esta iniciativa que permita acolher diferentes iniciativas, mas mantendo a estrutura original e dar também a conhecer também a forma como funcionava o lavadouro, que era um espaço de sociabilização muito importante há 30, 40 ou 50 anos atrás e portanto, mantendo realmente o edifício original com esta nova adaptação a novas funções”, explicou.

Já sobre o desenvolvimento do projeto, o autarca referiu que “neste momento fizemos o projeto através dos serviços municipais, mas nossa ideia é candidatar o projeto e depois avançarmos rapidamente para a introdução dessas obras que são necessárias, que até nem são obras de vulto, vão ser sobretudo a nível de iluminação, tentar criar ali uma dinâmica no espaço do estendal e adaptar no fundo o edifício a estas novas funções.”

- Pub -

Mais notícias

- Pub -
- Pub -

Outras noticias

Municipio de Ourique distinguido como Entidade Empregadora Inclusiva

O Município de Ourique foi reconhecido como Entidade Empregadora Inclusiva, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A Marca...